São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade dedica semana a autor

DA ENVIADA ESPECIAL

Palestras, ciclos de estudos, oficinas; tudo sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha. Desde 1940, de 9 a 15 de agosto, todo ano realiza-se a Maratona Intelectual Euclidiana, em São José do Rio Pardo. Conhecida como Semana Euclidiana, é a oportunidade de secundaristas e universitários trocarem informações com intelectuais e estrangeiros.
As comemorações em homenagem a Euclides da Cunha começaram em 1912, três anos depois de seu assassinato, no dia 15 de agosto. Desde aquela época, Oswaldo Galotti, morto no ano passado, imortalizou a data na cidade.
Neste ano, participaram do evento 560 estudantes do Rio, de São Paulo e de Minas. Como sempre, tiveram pagos comida, hospedagem (em escolas) e aulas pelo poder público -a Prefeitura e órgãos governamentais. Qualquer estudante brasileiro pode participar da Semana Euclidiana, desde que se comprometa a comparecer aos debates e às aulas.
O clima com que os maratonistas, como são chamados os participantes, saem das palestras, mostra que tudo é muito divertido. Nas ruas, todos se cumprimentam ("Oi, euclidiano") e parecem se conhecer de longa data.
Eles aprendem curiosidades sobre a biografia de Euclides, além dos aspectos literários, sociais, geográficos, históricos e científicos de sua obra. No fim do ciclo, há provas sobre o que foi discutido, e os melhores colocados recebem prêmios em dinheiro. Informações, na Casa Euclidiana: 0/ xx/19/3681-6424. (MD)


Texto Anterior: Obra tem linguagem revolucionária
Próximo Texto: São José do Rio Pardo tem jeitinho mineiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.