São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade improvisa ecoturismo

DA ENVIADA ESPECIAL

O ecoturismo em São José do Rio Pardo é pouco desenvolvido, apesar dos córregos, das cachoeiras e do verde que cerca a cidade, banhada pelos rios Fartura, Peixes e Pardo. Este último tem corredeiras, nas quais os moradores se aventuraram no bóia-cross.
Tudo é improvisado e não há agência de turismo profissional. Uma opção é conhecer São José do Rio Pardo e depois praticar esportes radicais em Caconde (SP), a cerca de 40 km dali.
São José do Rio Pardo integra o Consórcio Regional do Leste Paulista, cujo objetivo é implementar o turismo na região.
Para quem gosta de fazer passeios ciclísticos em trilhas, a cidade pode ser o destino final. O ciclista João Modesto (tels. 0/xx/ 19/3608-7559 ou 0/xx/19/3608-7560) organiza esses eventos.
Ele é um dos jovens locais que acreditam que o ecoturismo é viável na região. "Temos toda essa natureza para nós", diz, apontando em direção ao rio Pardo.
No fim do ano, Modesto pretende organizar uma corrida de aventura, com ciclismo, atletismo e canoagem. Alguns de seus amigos também estudam a possibilidade de implantar uma área de lazer em uma ilha particular, incluindo hospedagem. O lugar tem várias cachoeiras e corredeiras, ideais para a prática de bóia-cross e de rafting. (MD)


Texto Anterior: Prosa acanhada dá mais graça a alambiques
Próximo Texto: Japão: Hiroshima restaura símbolo de ataque atômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.