São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTA 66
Via para formação rochosa é visitada por 20 pessoas diariamente; interessados se inscrevem em sorteio

Passeio limita número de turistas

DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Deixando o Grand Canyon para trás, a pedida é seguir para a pequena cidade de Page, a cerca de três horas do parque e ponto de partida para passeios imperdíveis na região.
A cidade fica às margens do lago Powell, formado pela barragem do rio Colorado. O enorme lago artificial tornou-se uma das atrações mais populares do oeste americano.
O lago tornou-se um dos destinos favoritos dos norte-americanos em férias. São oferecidos aluguel e passeios de barco, sendo o mais interessante o que leva à Rainbow Bridge, a maior ponte natural do mundo.
Não muito longe de Page, o rio Colorado esculpiu mais uma paisagem icônica do sudoeste americano: o Horseshoe Bend, ou "Curva da Ferradura", um impressionante trecho em que o rio desenhou uma curva de 180º. Ao contrário do Grand Canyon, visitar o mirante exige cautela por não ter qualquer tipo de proteção.
Uma das áreas menos visitadas e mais remotas do Estado fica na fronteira com Utah, dentro do Monumento Nacional Vermillion Cliffs. Conhecida como Coyote Buttes e localizada entre Page e a pequena Kanab, sua principal atração é uma formação rochosa conhecida como The Wave, ou "A Onda", um dos destinos prediletos de fotógrafos de natureza.
Para evitar danos à delicada paisagem, apenas 20 pessoas são permitidas por dia na longa e isolada rota que leva à formação. É necessário inscrever-se num sorteio com quatro meses de antecedência, quando são dadas dez permissões. Os sortudos devem ter algum conhecimento em navegação, já que não há uma trilha propriamente dita, e vale levar um GPS.
No extremo noroeste do Estado, fica a região conhecida como Arizona Strip. Estão ali as comunidades de Colorado City e Fredonia, famosas nacionalmente como reduto de mórmons radicais que ainda praticam abertamente a poligamia. Turistas não são muito bem-vindos em ambas as cidades.
Seguindo a nordeste em direção ao Utah, entra-se em território Navajo. A região é conhecida como Four Corners, onde as fronteiras dos Estados do Novo México, Colorado, Arizona e Utah convergem.
O local abriga uma das paisagens mais famosas de todo o oeste, o Monument Valley. Por mais difundida que seja sua imagem em fotografias e filmes (era a locação favorita de John Ford para seus clássicos western), a primeira visão dos monólitos e pináculos é de cair o queixo. Para quem não se satisfaz só com uma rápida olhada, parte do centro de visitantes uma estrada de terra de 30 km em condições precárias que permite penetrar o coração destas paisagens espetaculares e cinematográficas.


Texto Anterior: Para Phoenix
Próximo Texto: Igreja ligou fundador da Azul ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.