São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTA 66
Assim como seu pai, o empresário David Neeleman foi missionário mórmon no país em sua juventude

Igreja ligou fundador da Azul ao Brasil

MARINA DELLA VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

David Neeleman, 50, fundador da Azul, nasceu em São Paulo. Seu pai, Gary Neeleman, havia conhecido o Brasil anos antes, como missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Encantado, resolveu voltar ao país como jornalista, e aqui teve três de seus sete filhos.
Depois que a família voltou para Salt Lake City, David também foi cumprir seu período como missionário -e foi enviado ao Brasil, seu local de nascimento. Hoje em dia, divide seu tempo entre Connecticut, onde vive com a família, e São Paulo, onde passa a semana.
O empresário concilia seu dia a dia atribulado com a religião mórmon reservando os domingos para a igreja e lendo as escrituras em família. "É preciso saber separar as coisas, deixar um tempo para o que é importante em sua vida", diz.
Segundo Neeleman, o período como missionário, que passou no Rio de Janeiro e no Nordeste (em Recife, João Pessoa e Campina Grande), foi a semente da criação da Azul.
"Desde então eu sempre quis voltar para o Brasil, fazer alguma coisa para ajudar, ter muitos funcionários. Hoje temos 1.700 pessoas trabalhando na Azul", diz ele, que mantém dupla cidadania.
Gary Neeleman, 75, ainda vive em Salt Lake City, onde é cônsul honorário do Brasil em Utah há oito anos. Vem ao Brasil com menos frequência que o filho - "três ou quatro vezes por ano". E, por seu conhecimento sobre o país onde morou e sua religião, acabou convocado por David para uma entrevista com a reportagem sobre a ligação da família Neeleman com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o Brasil. Leia ao lado trechos das entrevistas concedidas à Folha, por telefone, por David Neeleman e Gary Neeleman.


Texto Anterior: Passeio limita número de turistas
Próximo Texto: Se não fosse a igreja, não saberia nada sobre o país", afirma David Neeleman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.