São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Dublin celebra Oscar Wilde neste mês

DIFERENTE A obra "O Retrato de Dorian Gray" é o tema da programação, que terá ainda a leitura de textos, peças e filmes

DA REUTERS

Um projeto literário organizado em Dublin, capital irlandesa, para encorajar as pessoas a ler o mesmo livro no mês de abril, escolheu o poeta Oscar Wilde (1854-1900) dessa vez.
Wilde -cujo nome completo é Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde-, considerado um dos maiores escritores, morreu há 110 anos, mas não perdeu o seu poder de entreter.
O nome do projeto -liderado por órgãos municipais- é "One City, One Book" (uma cidade, um livro), e a obra escolhida é "O Retrato de Dorian Gray", publicada em 1891.
Notas literárias estão sendo publicadas em sites para reforçar o significado do único romance de Wilde, que foi usado contra ele em um julgamento em 1895, quando ele foi condenado por indecência a passar dois anos na prisão.
Para aqueles que querem ir além da palavra escrita, os cinemas, as livrarias, as igrejas, as galerias e os teatros de Dublin abrigam eventos relacionados ao escritor.
Eles variam de workshops e caminhadas à exibição da versão cinematográfica da novela de Wilde e à adaptação aos palcos de seu conto "O aniversário da Infanta" -uma alegoria sobre o amor impossível que está sendo exibida no teatro Bewley's Café, no centro.
Para os que se dedicam mesmo à obra de Wilde, foram criadas páginas em sites como Facebook e Twitter para discutir o trabalho do autor.
O escritor foi enterrado em Paris, onde morreu em circunstâncias miseráveis, mas Dublin tem um memorial para Wilde retratando-o feliz. Situado no jardim do Merrion Square, próximo à casa Georgian, onde ele viveu quando era criança, o memorial vai permanecer como uma meca para os amantes de Oscar Wilde mesmo depois que o mês de abril acabar.

"Cidade da Literatura"
Essa é a quinta edição do evento "One City, One Book".
Um dos objetivos do programa é fazer com que a Unesco aceite o pedido da capital da Irlanda para receber o título de "Cidade da Literatura".
É em Dublin que fica a Biblioteca Nacional da Irlanda (www.nli.ie), um dos passeios feitos por quem visita a cidade. A biblioteca tem em seu acervo a maior coleção de livros, manuscritos, jornais, fotografias da Irlanda, entre outros documentos.

Mais informações sobre o evento "One City, One Book" em:

www.dublinonecityonebook.ie



Texto Anterior: Internacionais, com aéreo
Próximo Texto: Museu de camisas em Cuba recebe peça de Gabriel García Márquez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.