São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Museu de camisas em Cuba recebe peça de Gabriel García Márquez

DA FRANCE PRESSE

O escritor colombiano Gabriel García Márquez doou uma "guayabera" -a clássica camisa cubana- a um museu de Cuba que exibe uma camisa do mesmo estilo usada por Fidel Castro antes de ele mudar o jeito de se vestir para o uniforme verde-oliva -que o marcou até deixar o governo cubano.
A "guayabera" chegou de Cartagena (Colômbia) e foi entregue pela esposa de García Márquez, Mercedes Barcha, ao escritor Senel Paz, vice-presidente da União de Escritores e Artistas de Cuba, por intermédio da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.
A camisa será entregue no sábado ao Museo de la Guayabera, na província de Sancti Spíritus. Haverá uma festa com leitura de fragmentos da obra de Gabo -apelido de García Márquez- e cantos de trovadores, segundo o site oficial Cubadebate (www.cubadebate.cu).
"Com a "guayabera" de Gabo passamos a ter dois prêmios Nobel de Literatura no nosso acervo, já que no ano passado foi recebida uma do guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1899-1974), na ocasião de seu centenário", destacou o site.
No acervo do museu há cerca de cem "guayaberas" -entre elas, uma branca de manga comprida que Fidel Castro, hoje com 83 anos, usou por recomendação de García Márquez, em 1994, durante a 4ª Conferência Ibero-Americana de Cartagena das Índias.
O museu também tem "guayaberas" do presidente de Cuba, Raúl Castro, e de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.


Texto Anterior: Internacional: Dublin celebra Oscar Wilde neste mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.