São Paulo, quinta-feira, 15 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valle Nevado convida até esquiadores experientes

Em estação chilena, mais da metade das pistas são para nível avançado

Centro de esqui a 60 km da capital Santiago está a 3.025 metros de altura e oferece 40 km de área plenamente esquiável


RAFAEL MOSNA
ENVIADO ESPECIAL AO CHILE

Localizado a apenas 60 km do centro da cidade de Santiago, a capital do Chile, Valle Nevado é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Nos restaurantes, nos hotéis, nas lojas... o português, de tão ouvido entre os hóspedes, é praticamente o idioma oficial.
A estação, que "olha" a capital chilena do alto, está a 3.025 metros de altitude em relação ao nível do mar, e oferece 40 km de domínio esquiável, divididos em 39 pistas com diferentes níveis de dificuldade identificadas por cores específicas.
Quem já possui certa intimidade com esqui ou snowboard pode se aventurar nas pistas avançadas, que correspondem a mais da metade oferecida pelo centro invernal. Somente as de cor preta, consideradas as mais difíceis, são responsáveis por 21% do total.
Se você é marinheiro de primeira viagem, tenha em mente as constantes e repentinas amplitudes térmicas. Basta que uma nuvem encubra o sol para que a temperatura diminua dezenas de graus centígrados, sentidos na pele em instantes.
Das três diferentes opções de hospedagem oferecidas pela estação, a que leva seu nome, Valle Nevado, é a mais luxuosa e a única que possui o conceito ski-in/ski-out -o turista sai do hotel esquiando. O Tres Puntas, mais econômico, está a 150 metros das pistas, enquanto o Puerta del Sol, mais familiar e de categoria intermediária, encontra-se a 50 metros.

ANTES DE CHEGAR
Subir a Valle Nevado já faz parte do começo da aventura. Do início da estrada ao topo da estação são 42 km e 60 curvas. O percurso é feito, com boas condições climáticas, em 1 hora e 40 minutos.
Quem costuma passar mal com facilidade deve ter em mente os constantes ziguezagues. O balanço da van pode incomodar, principalmente nas 40 primeiras curvas, cujas angulações são mínimas.
Da janela do carro, a paisagem é de tirar o fôlego. Entre os picos e desfiladeiros, a cordilheira exibe belos platôs, áreas extensas e planas, cobertos de neve. À noite, por volta da curva sete, atente para o centro de Santiago iluminado ao fundo. Se o traslado não estive incluso no pacote, prefira, para sua segurança, contratar o serviço das vans oficiais.

RAFAEL MOSNA viajou a convite da LAN e das estações de esqui Valle Nevado, Termas de Chillán e Portillo



Texto Anterior: Viagem começa na adequada escolha da mala a levar
Próximo Texto: Esquie entre árvores nevadas e águas termais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.