São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem fala, peça de bonecos emociona

DA REPORTAGEM LOCAL

Há passeios obrigatórios em Paraty, como o de escuna e uma volta pelo centro histórico. Mas inclua na lista do que fazer uma ida ao Teatro Espaço, na rua Dona Geralda, onde o Grupo Contadores de Estórias se apresenta. É mais um dos programas imperdíveis de Paraty.
O espetáculo em cartaz atualmente é "Em Concerto". Reúne sete pequenas histórias -ou vinhetas- voltadas para adultos. Não é pronunciada uma só palavra por uma hora -duração da peça.
As duas atrizes que manipulam os bonecos emitem apenas onomatopeias, como gemidos de uma mulher em um momento de "despertar erótico" e risadas de um casal de idosos flertando. As outras vinhetas mostram um velho tocando violino, uma índia se banhando, um namoro entre pré-adolescentes e uma cena de um homem que rejuvenesce. Só os bonecos são iluminados, o resto do teatro fica totalmente escuro. Em certos momentos tem-se a impressão que os bonecos são humanos, de tão delicados e perfeitos os movimentos feitos pelas atrizes.
A ideia de não usar falas vem desde 1981. "Vemos isso como uma glória", afirma Rachel Ribas, que, com seu marido Marcos Caetano, fundou o grupo em 1971. "Nos comunicamos direto com a emoção do público", diz ela. Um dos elogios mais bonitos que ela diz ter recebido foi do ator inglês Ben Kingsley, que disse: "Vocês não dizem nada e falam tudo".
Rachel conta que quando comprou o teatro, pensou nele mais como um espaço para ensaio que como um local de apresentações. "Só mais tarde vimos que Paraty tem público, sim", diz. E a ideia de não usar falas foi propícia para uma cidade como Paraty, que recebe estrangeiros de todas as partes do mundo.
Agora, o grupo está começando a preparar a peça "Flutuações", prevista para o ano que vem.

Atenção!
Boa nova para os paulistas: "Em Concerto" vem para São Paulo. O grupo se apresentará no Sesc a partir de sábado, dia 18, até o dia 8 de novembro. (LAS)


"Em Concerto"

Em Paraty: R$ 40, só às quartas, até 8 de novembro, às 21h, no Teatro Espaço (0/xx/ 24/3371-1575;
www.ecparaty.org.br

Em São Paulo: R$ 12, sábados e domingos, às 18h, no Sesc Avenida Paulista (0/ xx/11/ 3179-3700;
www.sescsp.org.br




Texto Anterior: Cresce oferta de passeios ligados à ecologia
Próximo Texto: Para quando você for a Paraty
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.