São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLIA PERNAMBUCANA

Caretas de Triunfo utilizam chicote para "roubar" máscaras dos colegas sem ferir seus rostos

Interior concentra folguedos alternativos

Divulgação/Empetur
Careta brinca no Carnaval de Triunfo e se torna irreconhecível até mesmo para os seus familiares


DA ENVIADA ESPECIAL A PERNAMBUCO

Momo não limita seu reinado à região metropolitana do Recife. Na rota da folia, a interiorização do Carnaval permite conhecer a originalidade dos folguedos da zona da mata, do agreste e do sertão pernambucanos.
Bem longe do mar, incrustada na região batizada de sertão do Pajeú, a cidade de Triunfo entrou nesse roteiro oficial por ter sido a criadora de um folguedo diferente e exclusivo: os caretas.
A brincadeira tem como característica a fantasia que dá anonimato ao folião -o segredo é ficar irreconhecível até mesmo para os próprios familiares. Além de mascarados, os participantes penduram nas costas placas com dizeres de pára-choque de caminhão.
Cada careta carrega também um estalo de relho, tipo de chicote feito de madeira com corda e ponteira. Numa espécie de desafio, eles usam o chicote para tirar as máscaras dos outros durante a folia. Mas só é considerado bom aquele que consegue o feito sem ferir o rosto do brincante que teve a sua máscara roubada.
O Carnaval de Triunfo começa na sexta-feira, com desfile do grupo Careta Baby, formado só por crianças. A abertura é ao lado do teatro Guarany. Segunda-feira é o dia oficial do concurso de caretas.

Natureza
As belezas naturais são outro atrativo de Triunfo. Com clima ameno, a 1.004 m de altitude, a cidade é cheia de mirantes -como o Pico do Papagaio, de onde se avistam seis cidades sertanejas-, cachoeiras e matas. Quem vai à cidade não pode deixar de provar o alfenim, doce artesanal feito da clara de ovo, e a rapadura.
(TATIANA DINIZ)



SAIBA MAIS
Distância da capital: 491 km
Como chegar: De carro, pela BR 232; de ônibus, saindo do Terminal Integrado de Passageiros do Recife (tel. 0/xx/81/3452-1999) ou em excursões da Empetur (tel. 0/xx/81/3427-8000). Informações Turísticas: 0/xx/87/3846-1156.



Texto Anterior: Visitante é bem-vindo em casa de artista
Próximo Texto: Caboclinhos brincam em Goiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.