São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu lembra abolicionismo

da Agência Folha, em Fortaleza Dife

rentemente de Salvador e Recife, Fortaleza não teve um passado colonial que a dotasse de um centro histórico imponente.
Os prédios mais importantes da cidade estão localizados entre o centro e a praia de Iracema, mas não chegam a formar um conjunto harmônico.
O Museu do Ceará, no centro da cidade, tem o melhor acervo local e reúne documentos mostrando como o Estado foi pioneiro na libertação dos escravos.
O Museu da Seca, também no centro, merece uma visita pelo seu acervo atípico.
José de Alencar
A casa onde viveu José de Alencar, no bairro da Messejana, foi transformada num museu e congrega objetos e o ambiente de trabalho do escritor, expoente do romantismo brasileiro.
O Farol do Mucuripe, no bairro de mesmo nome, abriga o Museu de Fortaleza, que guarda reproduções de mapas, fotografias e trechos de documentos relacionados ao período em que o Ceará foi colonizado.
Construído no século 17, o farol dispõe de um mirante com 24 metros de altura, do qual é possível ter uma visão panorâmica da capital cearense. (PM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.