São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Edimburgo, centro introduz turista aos maltes

DA ENVIADA ESPECIAL A EDIMBURGO

Bem à sombra do castelo de Edimburgo, avista-se a casa onde funciona a Scotch Whiskey Experience, espécie de museu dedicado à bebida. A visita ao centro serve como introdução ao mundo dos maltes.
Inaugurado neste mês, um novo tour mostra, de forma interativa, como é produzida a bebida. Depois do roteiro, visita-se a maior coleção de garrafas de uísque do mundo, que pertencia ao brasileiro Claive Vidiz. E ali na sala onde fica exposta a coleção é feita a degustação de single malts. A região produtora de uísque mais próxima a Edimburgo é Highlands. Para ver produção da bebida in loco, é possível fazer um passeio de um dia a alguma destilaria. Como os blends são conhecidos mundialmente, as destilarias, que só produzem single malt, se associaram a marcas famosas de blends para atrair visitantes. Uma delas, a Glenturrit, associou-se à Famous Grouse (www.thefamousgrouse.com). Ali acontecem diversos tipos de passeio, que custam de 6,95 a 40, de acordo com a extensão do tour e a quantidade e qualidade da degustação posterior. O tour básico desaponta. Ao fim do passeio, o destilado é servido ao grupo em copos de plástico iguais àqueles de xarope de tosse. Amantes de uísque ficam à beira de um ataque.



SCOTCH WHISKEY EXPERIENCE
Castlehill, 354; tel.: 00/xx/44/31/ 220-0441; diariamente das 10h às 18h (até maio) e das 9h30 às 18h30 (até agosto); 11 (R$ 36) www.whisky-heritage.co.uk




Texto Anterior: Terras altas: Aromas guiam turistas pelas destilarias
Próximo Texto: Mês do uísque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.