São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Continue a viagem por cidades medievais

DO ENVIADO À ITÁLIA

Siena, eterna rival de Florença, é outra a ter seu centro histórico incluído na lista da Unesco. Sua praça central, a piazza del Campo, é uma das mais singulares da Itália, e sedia o Palio, evento cultural anual do país. Sua catedral é tida como um dos mais importantes exemplos da arquitetura gótica italiana.
Siena é constantemente invadida por turistas. Por isso, achar uma vaga para estacionar o carro pelas ruas locais pode ser um problema.
Ao sul de Siena fica a região das Crete Senesi, onde as colinas onduladas, pontuadas por solitários ciprestes e vilas centenárias, ficam mais áridas -uma paisagem particularmente toscana.
Também patrimônio mundial, a região de Val d'Orcia tem pequenas cidades medievais, como Montalcino, conhecida por seu vinho Brunello. A vila está no topo de um morro, com vistas espetaculares dos arredores.
Um pouco mais adiante, a vila de Pienza é outra pérola a fazer parte da lista da Unesco. Cidade natal do Papa Pio 2º, seus principais monumentos renascentistas foram construídos em três anos durante o século 15 -um dos mais antigos exemplos de planejamento urbano.
Montepulciano é outra cidade medieval conhecida internacionalmente por seu vinho, o Vino Nobile.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Toscana seduz em visita pela primeira (ou enésima) vez
Próximo Texto: Úmbria possui atmosfera medieval bem preservada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.