São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toscana seduz em visita pela primeira (ou enésima) vez

Cidade de Lucca é uma das melhores introduções para encantos locais, com estradas espalhadas por colinas

Com ruínas romanas, Volterra ficou famosa entre adolescentes por ter sido cenário para a saga "Crepúsculo"

DO ENVIADO À ITÁLIA

Quando a overdose de obras-primas da Renascença florentina for iminente, é hora de tomar mais uma vez o rumo da estrada.
Todos os adjetivos possíveis já devem ter sido utilizados para descrever a beleza da Toscana na literatura, turisticamente ou não. Ainda assim, a região não para de seduzir quem a visita pela primeira ou enésima vez.
Impressiona, acima de tudo, por acumular tanta riqueza histórica, artística e cultural numa área equivalente ao Estado de Sergipe.
As paisagens, domesticadas por milênios de presença humana na região, enchem os olhos e aguçam o apetite. São olivais, vinhedos, castelos, cidades medievais e estradas ladeadas por ciprestes, espalhados por um mar de colinas.
O ideal é dispor de pelo menos uma semana para explorar a região sobre quatro rodas. E a pequena (mas importante) Lucca é uma das melhores introduções para os encantos da região.
A cidade é cercada por uma muralha renascentista, de onde se tem uma vista privilegiada do centro histórico de um lado e dos alpes Apuanos do outro. Sua praça foi construída sobre as fundações de um anfiteatro romano, daí seu formato oval.
A meia hora de Lucca, Pisa acaba sendo conhecida por sua icônica torre inclinada -uma injustiça com todo o conjunto arquitetônico romanesco do qual faz parte, a piazza dei Miracoli.
Outros monumentos da praça, como o duomo e o batistério, também estão em variados graus de afundamento e inclinação, devido à estrutura arenosa do solo.
Seguindo viagem pelo suave relevo do interior da Toscana, chega-se a San Gimignano, patrimônio da Unesco e uma das mais populares vilas medievais da região. Hoje, San Gimignano possui 14 torres, que já chegaram a ser 72 durante a Idade Média, quando eram um símbolo de poder das famílias locais.
Perto dali, a cidade medieval de Volterra tem ruínas romanas e um dos melhores museus etruscos italianos. Pano de fundo da saga "Crepúsculo", ganhou mais fama nos últimos anos, principalmente entre adolescentes.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Bela paisagem recompensa a subida de centenas de degraus
Próximo Texto: Continue a viagem por cidades medievais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.