São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2007

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NOS TRILHOS

Trens brasileiros são apenas turísticos

Malha ferroviária brasileira soma menos de 2 mil km contra mais de 200 mil km da malha européia

Divulgação
Maria-fumaça que faz o trajeto entre São João del Rey e Tiradentes, em Minas


DA REDAÇÃO

Os turistas que gostariam de explorar o Brasil dentro de um trem sofrem: o país conta com apenas três linhas de passageiros de longa distância -de Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), de São Luís (MA) a Carajás (PA) e de Curitiba a Paranaguá (PR).
O trem que percorre 664 km entre a capital mineira e a capixaba faz 29 escalas e leva 13 horas. Um trem de alta velocidade europeu cumpriria o mesmo trajeto em duas horas.
Os outros roteiros, em geral feitos por maria-fumaças, envolvem trajetos curtos, como o de Campinas a Jaguariúna, de 24 km. O trem, do século 19, toma mais de três horas. Como transporte, portanto, esqueça -andando levemente acelerado, você tem chance de deixar para trás muita maria-fumaça experiente por aí.
Os passeios costumam envolver trechos históricos, como o que ocorre entre São Lourenço e Soledade de Minas, o chamado Trem das Águas, que na primeira classe oferece degustação de queijos, doces e vinhos. A ferrovia foi projetada e construída pelos ingleses há 115 anos e utilizada pela comitiva de dom Pedro 2º.
Também há opções temáticas. No Rio Grande do Sul, há degustação de suco de uva e de espumante em Garibaldi e de vinho em Bento Gonçalves.
Os trens geralmente só funcionam nos finais de semana, expandindo os horários na alta temporada. Há ainda os sazonais, como o Trem do Forró, que em junho demora cinco horas para percorrer 42 km entre Recife e Santo Agostinho. Mas, nesse caso, a lentidão é uma virtude: um forró pé-de-serra embala a viagem, propositadamente devagar para que os passageiros possam dançar.


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