São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gastronomia grega triunfa com o frescor de seus ingredientes

DOS ENVIADOS À GRÉCIA

Comparados a outros vizinhos mediterrâneos, os gregos não primam na sofisticação para preparar suas refeições. Mas a obsessão que têm pelo frescor dos ingredientes faz dos pratos motivo suficiente para visitar o país.
Itens congelados ou processados são assinalados no cardápio, como um demérito. Carnes, vegetais, peixes e queijos são servidos fresquíssimos. O preparo raramente inclui mais que grelha ou cozimento em fogo brando.
Sal e algumas ervas dão conta do tempero, além do fabuloso azeite local.
Mas há muito mais o que se descobrir. Se o queijo feta e a mussaka viraram um clichê gastronômico, um passeio pelo país pode trazer surpresas inesquecíveis.
Uma delas é a mizithra, o queijo suave de cabra produzido sobretudo em Creta. Usado em doces e salgados, é uma espécie de versão mais suave e cremosa do feta.
Outro ingrediente essencialmente grego é o mastic, resina cultivada na ilha de Chios com supostos efeitos medicinais. Em caldos e temperos, traz um sabor distinto e levemente adocicado.
A fartura de frutos do mar e peixes torna quase obrigatório basear neles as refeições nas ilhas. Mas, em Santorini, não deixe de experimentar a pasta de favas amarelas, com muito azeite.
Os gregos só não se saem tão bem nas bebidas. O ouzo, cachaça local, tem um enjoativo gosto de anis (em Creta, o raki tem gosto mais próximo ao da nossa cachaça). Fazem vinho antes da era cristã, mas, mesmo hoje, pouco conseguem exportar -tente um agroritikos, a uva local mais bem-sucedida.
Dica imperdível de restaurante? Marmita, em Santorini, no vilarejo de Megalohori. O camarão com mastic dali tem sérias chances de bater o pôr do sol na ilha. (RG e LC)


Texto Anterior: Ruínas nas ilhas convivem com o turismo de balada
Próximo Texto: Cruzeiro na Grécia faz última chamada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.