São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TUDO "THAI"

Phuket sintetiza os climas urbano e praiano do país

Antigo centro da borracha, cidade era freqüentada por comerciantes árabes, indianos, malaios e chineses

DO ENVIADO ESPECIAL À TAILÂNDIA

Para quem dispõe de poucos dias na Tailândia, a cidade de Phuket provavelmente é a melhor alternativa, pois alia parte do dinamismo urbano da capital Bancoc ao privilegiado visual das praias do sul.
E tem um aeroporto internacional, o que facilita a vida também daqueles que preferem partir diretamente para Phi Phi e outros destinos da região.
Há muito tempo, Phuket (a pronúncia é "púkê") é visitada por estrangeiros. Antigamente, o local era um centro de comércio de borracha freqüentado por comerciantes árabes, indianos, malaios, chineses e portugueses.
Em alguns trechos do centro da cidade, é possível identificar, observando influências arquitetônicas, a passagem lusa por essa área da Tailândia.
Além de alguns prédios históricos interessantes, há boas opções de compras em Phuket, em bazares de rua e em shoppings. Quem prefere gastar dinheiro em atividades radicais, como corridas de kart ou de motos com quatro rodas, também encontra a sua pista.
Há até um grande stand de tiro, onde fica à disposição do turista um pequeno arsenal para que ele tente acertar o alvo.

De papo para o ar
Nas praias, principalmente na de Patong, a mais urbanizada delas, também são oferecidos vários serviços, que vão do aluguel de uma espreguiçadeira e do serviço de um garçom a vôos em um pára-quedas rebocado por uma lancha.
Para explorar melhor a praia em toda sua extensão, a opção mais cansativa é alugar um caiaque. A mais rápida (e curta) é alugar um jet-ski.
Na avenida da praia e em seus arredores, as alternativas de bares e restaurantes são abundantes, com destaque para os estabelecimentos que oferecem frutos do mar.
Phuket tem ainda outras duas praias. Kata e Karon merecem uma visita, principalmente porque Patong nem sempre fica totalmente limpa.
Outro passeio obrigatório é ir de barco até a ilha de Phang Nga, que já foi usada como cenário de um filme de James Bond, "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".
(LUIS FERRARI)


Texto Anterior: Pacotes para a Tailândia
Próximo Texto: Placas revelam preocupação com tsunami
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.