São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"REALIDADE"

Tour por favela e roteiro de imigrante ilegal viram moda

DA FRANCE PRESSE

A vida nas favelas do Rio, de Lima (Peru) ou da África do Sul ou o perigoso trajeto dos imigrantes ilegais no México competem com a beleza de praias e montanhas em uma nova tendência do turismo, o chamado "turismo realidade", que ganha cada vez mais adeptos.
Esses roteiros, porém, não foram promovidos na World Travel Market (WTM), maior feira de turismo do mundo que aconteceu em Londres na semana passada.
Mas, no evento, circulou o Informe de Tendências Globais 2006, que afirma estar em alta o interesse turístico por fortes emoções.
O informe cita o Brasil, onde estrangeiros visitam favelas marcadas pela violência e pelo narcotráfico.
E, ainda que nos 34 mil metros da feira não houvesse promoção desse tipo de passeio, os operadores sabem de sua existência. "No Rio, a favela mais visitada é a Rocinha, com 180 mil habitantes", admite Gracinha, que atendia visitantes no estande que o Brasil ocupava na feira.
"Sabemos que no Estado de Guerrero há tours que percorrem o trajeto dos ilegais que cruzam a fronteira com os EUA", diz o responsável pelo conselho de promoção turística do México. "Mas não promovemos isso."
Segundo o informe da WTM, esses tours, que se dizem educativos, são o mais movimentado nicho do mercado de turismo mundial.


Texto Anterior: Zâmbia: Hotéis perto de Victoria Falls geram polêmica
Próximo Texto: Consciência negra: Veja pacotes para o feriado que cai, pela 1ª vez, em dia útil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.