São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCO ALEMÃO

Reduto turco de Kreuzberg tem vida noturna alternativa

Com tantas opções, rodar na Oranienstrasse em busca de um lugar para comer é tarefa árdua e saborosa

DA ENVIADA ESPECIAL A BERLIM

Antes da reunificação alemã, marcada pela queda do Muro de Berlim (1989), o bairro de Kreuzberg era sinônimo de punks, de ativistas de esquerda e de imigrantes que começaram a chegar à região depois da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), atraídos pelos preços baixos dos imóveis.
Hoje, andar pelas ruas de Kreuzberg, reduto de imigrantes turcos, é programa tão obrigatório quanto andar pelo Mitte (leia mais na pág. F6). Pelo menos para quem quiser conhecer a agitação da noite da cidade. É no coração do bairro, na rua Oranienstrasse, que pipocam os bares e restaurantes.

Comer comer
Para experimentar a típica cozinha berlinense, uma boa opção é o Max und Moritz (www.maxundmoritzberlin.de), no número 162. Aposte nos pratos tradicionais, como o kutscher gulasch, uma carne suculenta e bem temperada, servida com salada e massa caseira recheada, ou na especialidade da casa, o witwe bolte's schlachteplatte, uma carne de porco cozida no molho e servida com mostarda, batatas e salada verde. Os dois pratos saem pelo mesmo preço: 11,50, cada.
Como não dá para ir à Alemanha e voltar para casa sem experimentar um suculento apfelstrudel, não saia de lá sem pedir essa sobremesa, que vem acompanhada de compota de frutas e creme de baunilha e custa 4,50.
Como o nome denuncia, o símbolo do restaurante são os personagens incorrigíveis do alemão Wilhelm Busch (1832-1908), que tiveram suas travessuras traduzidas no Brasil por Olavo Bilac (1865 -1918), como os meninos Juca e Chico. "Max und Moritz" inspirou "Os Sobrinhos do Capitão", considerada a mais antiga história em quadrinhos do mundo. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


MAX UND MORITZ
Oranienstrasse 162, Kreuzberg
Tel. 00/xx/49/30/6951-5911



Texto Anterior: "Noite de São Paulo é a melhor" diz atendente de bar do bairro
Próximo Texto: Iraquiano vende kebabs num bar simples do bairro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.