São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Egina, Salamina e Hidra merecem um dia de passeio para cada uma

DO ENVIADO ESPECIAL

"Ferryboats" partem várias vezes ao dia do porto de Pireu e, apesar do grande número de turistas, não é difícil achar passagens para qualquer horário.
Apesar da proximidade com a capital, o conjunto de ilhas ainda preserva a cultura local, que foi próspera no século 7º a.C. A beleza natural encanta. As praias são limpas e banhadas por águas calmas e claras, que contrastam com o verde e as rochas das montanhas. As ilhas são os lugares preferidos da classe alta ateniense para o descanso do final de semana.
A mais procurada é a ilha de Egina, que fica a 20 km de Pireu. Habitada desde o ano 2000 a.C., se tornou célebre pela atividade marítima. A ilha figura na história como o primeiro lugar da Europa a ter cunhado sua própria moeda, aceita em toda a região. A principal atração é o templo dórico de Afaia, de 490 a.C. Em 1828, Egina foi declarada a primeira capital da Grécia moderna.
A ilha de Salamina também fica muito próxima de Pireu. Famosa pela batalha de Salamina, quando os gregos derrotaram os persas, é hoje procurada pela beleza das praias e pela diversidade de bares na orla.
Com menor conteúdo histórico, Hidra pode ser visitada em um passeio de um dia. Colonizada por albaneses no século 16, a ilha mantém o charme do estilo arquitetônico.
A locomoção entre as ilhas é bastante fácil. Todas possuem um amplo serviço de transporte público e uma boa oferta de táxis. Pequenas motocicletas também podem ser alugadas e são ótima opção para conhecer as maravilhas que cercam o mar Egeu. (FM)


Texto Anterior: Ilhas gregas não são exclusividade de deuses da fortuna
Próximo Texto: Destino Grécia: "Ferryboat" leva os reles mortais à divina Santorini
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.