UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

FIM DE ANO

Famílias se reúnem em hotéis e resorts para fugir dos preparativos da ceia e para aproveitar preços mais baixos

Agora, brasileiros viajam mais no Natal

DA REPORTAGEM LOCAL

O fenômeno é lento e pontual, mas alguns hotéis e operadoras estão percebendo que o brasileiro tem viajado mais no Natal, época tradicionalmente dedicada às festas familiares em casa.
Não que os turistas estejam abandonando os pais e avós. Muitas vezes famílias inteiras viajam junto para aproveitar os preços mais baixos num período em que muitos trabalhadores têm férias coletivas ou para não ter de passar horas na cozinha preparando a ceia e lavando louça.
Para Aldo Leone Filho, diretor da Agaxtur, as pessoas viajam "com a família para fugir um pouco das grandes festas de família".
Já na opinião do presidente da Abav (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), Tarso Gadzani, trata-se de uma mistura de viagem com reunião familiar. "Mesmo nos hotéis os hóspedes trocam presentes."
No Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), a ocupação tem crescido 5% por ano no último quinquênio. "Neste ano o índice de ocupação deve ser de 85%. Todos os apartamentos grandes, para família, lotam", diz Rubens Régis, diretor comercial do resort.
O hotel-fazenda Mazzaropi, em Taubaté (SP), que já lotou em 2002 no Natal, está com 100% de ocupação na data há dois meses, segundo o gerente-geral, Arthur Ribeiro. (MARISTELA DO VALLE)


Próximo Texto: Pacotes mais baratos atraem viajante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.