UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Associação deve normatizar arvorismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os proprietários dos circuitos de arvorismo do Brasil vão criar, até fevereiro, uma associação para normatizar a prática do esporte e a construção dos percursos. A primeira reunião para efetivar a entidade aconteceu na quinta-feira passada, na Adventure Fair.
O esporte consiste em percorrer um trajeto na altura das copas das árvores por cabos de aço, túneis de madeira e tirolesa, entre outros meios.
O primeiro circuito de arvorismo surgiu em Brotas em 2001 e hoje já existem cerca de 40 deles no país. Só com a marca Verticália, a pioneira, já foram construídos sete outros percursos e, em 2004, haverá um em Santo Antônio do Pinhal (SP) dedicado à observação da natureza, que contará com explicações de biólogos.
O esporte pode perder credibilidade se não for praticado com segurança, na opinião de Jean-Claude Razel, proprietário da Verticália. Segundo ele, o arvorismo envolve dois tipos de perigo: a queda de um esportista e o risco ambiental para as árvores do circuito. O kit de proteção tem equipamentos de escalada. (MV)


Texto Anterior: Adventure fair: Brotas abre parque temático de aventura
Próximo Texto: Panorâmica - Litoral Norte-SP: Caminhada desvenda Ilhabela em 4 dias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.