São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Próximo Texto | Índice

SP 453

Feriado estimula tour na Sé e no entorno

Porém do passeio é a reforma do Teatro Municipal; a vantagem, ruas menos movimentadas de janeiro

THIAGO MOMM
DA REPORTAGEM LOCAL

PRISCILA PASTRE ROSSI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em 1954, quando fez 400 anos, São Paulo viu inaugurada a catedral da Sé, atualmente a 8º maior catedral do mundo. No próximo dia 25, no seu 453º aniversário, a prefeitura da cidade promete concluir as obras das praças da Sé e da República, que devem aumentar a segurança no centro. Também estão fechados para reforma, no centro da cidade, o Teatro Municipal e o segundo andar do solar da Marquesa.
Relevados esses poréns, a Sé e o seu entorno compõem ótima dica de passeio para o feriado. É janeiro, e os calçadões estão menos alvoroçados.
Esta edição testou duas opções: fazer o passeio via Turismetrô, projeto lançado pela prefeitura no ano passado, ou sozinho, mas com orientações obtidas em uma das nove Centrais de Informações Turísticas (CITs) de São Paulo. Leia mais nas páginas F4 e F5 e compare.
O Turismetrô fez um ano e festejaria a procura que teve no período, não fosse o acidente na obra de ampliação do metrô na semana passada, que motivou o cancelamento da festa.
A Sé é o passeio mais movimentado entre os cinco da iniciativa. Pega-se o metrô da estação da Sé até a de São Bento e caminha-se três horas, em tour que termina na catedral. É a escolha de 34% dos usuários.
Já levantamento entre os turistas que passaram pelas CITs revelou que um a cada cinco acha as opções culturais o maior atrativo paulistano. Para o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, a cidade tem de aproveitar esse potencial e somá-lo ao do turismo de negócios. Mesmo questionado sobre a idéia de São Paulo como capital mundial da gastronomia, insiste: "O que temos de vender é a nossa diversidade cultural".
No levantamento se constatou também que os locais mais visitados por esse universo de turistas são o parque Ibirapuera, entre as áreas naturais, a vila Madalena, entre os bairros com vida noturna, o Masp, entre os museus, e o Credicard Hall, entre as casas de show.


Próximo Texto: SP 453: Sozinho, visitante aprofunda atrações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.