São Paulo, quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 453

Passeio com guia é ideal como aperitivo

Tour aborda fundação e formação da cidade, ensinando sobre personalidades como Ramos de Azevedo

DA REPORTAGEM LOCAL

Às 9h do domingo, um aglomerado de pessoas mais dispostas que a média para o horário encontra alguns guias na estação da Sé e sai dali para cinco diferentes passeios. A iniciativa, da prefeitura, se chama Turismetrô e acaba de completar um ano, com saldo de 6.340 curiosos até setembro de 2006.
Paga-se apenas um, dois ou três bilhetes de metrô (R$ 2,30 cada), dependendo do passeio.
O tour da Sé consiste em conhecer a fundação e a formação de São Paulo. Segue uma lógica cartográfica, e não cronológica, para não complicar a caminhada. Mas assim você conhecerá a Bovespa antes de conhecer o pátio do Colégio, onde foi rezada a primeira missa da cidade, em 25 de janeiro de 1554.
A caminhada começa pelo largo São Bento, que abriga missas com cantos gregorianos e venda de saborosos pães e bolos feitos pelos monges do mosteiro anexo. Depois aprende-se um pouco sobre Ramos de Azevedo, arquiteto responsável pelo mercado e o teatro municipais e pela primeira sede paulistana dos Correios, entre outros edifícios.
Outra personalidade do caminho é a marquesa de Santos, amante de Dom Pedro 1º, que se mudou para São Paulo após rompimento com ele. Promovia importantes saraus na sua casa. Entrar no solar da Marquesa, hoje Museu de São Paulo, faz parte do tour.
A guia é bem informada e abre bastante o apetite histórico. Mas é bom reservar outro horário para explorar os locais de que você mais gostou, já que a caminhada abrange muitos pontos e torna a passagem pelos pontos mais breve.
Na praça do Patriarca, uma noiva caminha de um lado para o outro, indignada. O noivo se esfumaçou. Ela aponta para a igreja onde casaria (a de santo Antônio, de 1592) e explica que é a mais antiga da cidade. Uma florista também conta coisas históricas. A atuação das duas faz parte do passeio. As intervenções variam a cada vez. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0/ xx/ 11/ 6958-3714 ou 7716-5141.


Texto Anterior: SP 453: Sozinho, visitante aprofunda atrações
Próximo Texto: Histórico: Roteiro a pé acontece todos os sábados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.