São Paulo, segunda, 18 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROVENÇA
Entre 1309 e 1377, a corte papal deixou Roma e teve sede em Avignon
Papas locais abençoaram a arte e o luxo da cidade

da Reportagem Local

Nunca efervescências políticas resultaram em benefício artístico tão comensurável como na Provença durante o século 14, quando a sede do papado foi transferida de Roma para Avignon.
Graças à rebeldia explícita de mantenedores de terras da Igreja nos arredores de Roma, imersa em um ambiente pouco seguro para o papado, Avignon, que pertencia a vassalos do papa, foi escolhida como sede do cristianismo. Para isso foi fundamental a pressão exercida pelo influente rei Felipe 5º, da França.
Entre 1309 e 1377, quando a corte papal mudou-se para Avignon, os papas, como Clemente 6º e Benedito 13, todos franceses, fizeram da cidade e de Aix-en-Provence reluzentes centros da arte gótica.
Cacife para isso não faltou. Enquanto o papa Clemente 6º não hesitava em pagar 80 mil florins (uma fortuna, na época) para comprar Avignon do reinado de Nápoles, também era generoso com os artistas, contratando os melhores da Europa, quase todos italianos.
Graças a essa política, Simone Martini, de Siena, e Giovanetti da Viterbo imprimiram o estilo italiano, particularmente o de Siena, na região da Provença. Seus afrescos decoram o Palácio dos Papas e muitos outros edifícios da cidade e redondezas.
O impacto artístico que esses e outros mestres italianos produziram na Provença foi tal que mesmo após a volta do papado para Roma, exigida pelos países cristãos, seu brilho permaneceu quase irretocado.
A chamada escola artística de Avignon se desenvolveu mais ainda no século 15, quando a doçura das figuras italianas uniu-se ao gosto pelos detalhes, o que é típico da pintura flamenga, que acabara de ser criada.
O resultado foi tão elevado quanto as obras produzidas: a escola de Avignon influenciou, e muito, a pintura francesa durante os séculos 15 e 16.
(CARLA ARANHA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.