São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SELEÇÃO À ARGENTINA
Os sommeliers e o chef Lukesch abrem às quintas e sextas, com menu degustação a 120 pesos por pessoa

Casal recebe para jantar e degustação na sala de casa

DA ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

Reserve uma noite da sua estada em Buenos Aires para ir à Casa Coupage (www.casacoupage.com), o apartamento dos sommeliers Santiago Mymicopulo e Inés Mendieta. Agende a visita por telefone ou e-mail e estará mais que convidado -mesmo sem conhecê-los.
Há cinco anos, o casal abre as portas de casa para receber novos amigos e servir saborosos vinhos argentinos, enquanto o chef Martín Lukesch prepara os pratos. Em entrevista à Folha, Mymicopulo conta como surgiu essa ideia e como é abrir a casa para desconhecidos. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)

 

FOLHA - De onde veio a ideia de receber as pessoas em casa?
SANTIAGO MYMICOPULO
- A ideia surgiu durante nossa viagem à Nicarágua, quando alugamos uma casa colonial numa pequena cidade chamada Granada. Montamos lá nosso primeiro restaurante porque não tínhamos outra opção a não ser ocupar o mesmo espaço da nossa casa. A resposta foi muito positiva. Voltando à Argentina, pensamos em abrir nossa casa com foco no vinho argentino.
Por isso, inauguramos o Club de Cata de Vinos y Maridajes. Aos poucos, o restaurante a portas fechadas foi tomando forma. E a Casa Coupage foi aberta em 14 de abril de 2005.

FOLHA - Por que "Casa Coupage"?
MYMICOPULO
- "Casa" porque é um modo de mostrar que se trata do nosso próprio lar, uma casa de 1920. "Coupage" é um termo francês que significa "união" e se aplica a vinhos e licores. Há enólogos que entendem que, ao realizar um "coupage", as uvas se potencializam e resultam em um vinho melhor. Nós dois [referindo-se à mulher, Inés, com quem mora há sete anos] formamos um "coupage" que nos converte em melhores seres humanos.

FOLHA - O que significa a proposta de vocês, de fazer uma "gastronomia argentina moderna"?
MYMICOPULO
- Muita gente acha que cozinha argentina é sinônimo de parrila, mas nossas raízes estão mais latentes. A cozinha de Casa Coupage é resultado da reinterpretação do legado culinário de toda a Europa, América Latina e parte da Ásia.

FOLHA - Vocês não têm medo de abrir a casa para estranhos?
MYMICOPULO
- Nunca houve nada negativo por aqui além de um corte de luz. Mas somos precavidos: ninguém vem à casa sem reserva antecipada. É comum que as pessoas se sintam tão à vontade que estendam a sobremesa. Adoramos quando isso acontece e dizemos que as risadas são nosso café da manhã do dia seguinte.


Texto Anterior: Palermo ousa e tem moda que vai do punk ao chique
Próximo Texto: Grafite marca presença com coletivos como Run Don't Walk
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.