São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Conflitos armados, catástrofes naturais e turismo excessivo ameaçam sítios classificados como patrimônios mundiais

Unesco coloca 33 locais em lista de risco

DA EFE

A Unesco tem 33 patrimônios mundiais (15 naturais e 18 culturais), mais da metade deles da África, classificados como sítios em perigo. Não há nessa lista nenhum local brasileiro. A lista de patrimônios em risco atualizada foi divulgada no fórum realizado em Veneza na semana passada, que marcou 30 anos da Convenção do Patrimônio Mundial, que tem hoje 730 sítios classificados.
Segundo o órgão, conflitos armados, catástrofes naturais e turismo excessivo são algumas das ameaças aos monumentos. Estão na lista já há alguns anos, por exemplo, o parque Yellowstone (EUA) e a Cidade Velha de Jerusalém, além dos templos de Angkor Wat, no Camboja. Acredita-se que a lista de locais em risco seja maior, pois há países que não querem que seus sítios apareçam nela. Para Francesco Bandarin, do Centro de Patrimônio Mundial, a lista serve para que os países "tomem medidas para solucionar problemas". O centro administra US$ 4 milhões para ajudas de emergência e técnica.




Texto Anterior: África do Sul: País divulga turismo e cultura em São Paulo
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Um crime à espera da grande reportagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.