São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"JÁ QUE TÁ, QUE FIQUE"

Esalq vira parque aos fins de semana

Espaço que abriga faculdade recebe de turistas a noivas e coleciona prédios monumentais, patos e saguis

DA ENVIADA ESPECIAL A PIRACICABA


Não é por acaso que as noivas e as debutantes piracicabanas escolhem o campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para tirar fotografias, em busca de um cenário nobre para seus álbuns. O campus de 914 hectares é realmente majestoso, com edifícios monumentais, lago e um parque em estilo inglês, projetado em 1907 pelo paisagista belga Arsène Puttmans, tido como o único do Brasil. Entre as faculdades mais respeitadas do Brasil, a Esalq tem 11 departamentos e um importante departamento de biblioteca e documentação de ciências agrárias. Há ainda um museu dedicado à história da instituição (tel.: 0/xx/19/3429-4305) e uma loja, a Raízes (tel.:0/xx/ 19/3429-4101), onde é possível comprar as famosas aguardentes produzidas na faculdade. Durante os finais de semana, os prédios, o museu e a loja fecham, e o campus se transforma em um grande parque. O espaço é bem conservado e bem policiado, e não é permitido entrar de carro ou bicicleta.

Fazenda

Tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e também em nível municipal, o campus da Esalq teve origem com a doação de uma fazenda, em 1892, por Luiz de Queiroz, idealizador da faculdade. O prédio central, que foi inaugurado em 1907, tem estilo neoclássico e foi projetado pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings.

Vida animal
Diante do pavilhão de Horticultura, espalha-se um bucólico lago, onde vivem famílias de patos brancos. Mas a principal atração animal do campus são os saguis, que, apesar de ariscos, se aproximam desinibidos quando o assunto é comida -a ponto de atrapalhar a vida do pipoqueiro que faz ponto por ali. (MDV)


ESALQ Av. Pádua Dias, 11. Visitação do campus: diariamente, das 9h às 17h. Visitas de grupos durante a semana podem ser agendadas pelo tel.: 0/xx/19/3429-4392

www.esalq.usp.br



Texto Anterior: Afrescos de Volpi em capela levam a bairro histórico
Próximo Texto: Navegantes serve frutos do mar em casa perto do rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.