São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA, CAPITAL

Primeira-dama plantou a primeira cerejeira da cidade

Hoje, estão por toda a parte: ao longo de avenidas, no Capitólio e ao redor dos principais monumentos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM WASHINGTON

Washington ganhou suas primeiras cerejeiras em 1910. As plantas foram um presente do Japão aos Estados Unidos em sinal de amizade. A chegada dos 2.000 exemplares, porém, causou um certo mal-estar diplomático: as mudas estavam infestadas com algum inseto, e o presidente William Howard Taft (1909-1913) autorizou que elas fossem queimadas.
Uma nova remessa de cerejeiras vinda de Tóquio foi enviada em março de 1912. Estava saudável, e a primeira-dama Helen Herron Taft e a viscondessa Chinda, mulher do embaixador japonês, plantaram as duas primeiras mudas.
Ao todo eram 3.200 árvores, originalmente plantadas perto da Casa Branca e do Tidal Basin, um dos lugares de atual "peregrinação" dos turistas. Hoje, as cerejeiras estão por toda parte -nas avenidas, no Capitólio e ao redor dos principais monumentos. Para marcar o florescimento delas e o início da primavera, anualmente acontece o Festival das Cerejeiras, que dura duas semanas e reúne cerca de 1 milhão de visitantes. (MARGARETE MAGALHÃES)


Texto Anterior: EUA, Capital: Sisudez cede passagem à primavera e às cerejeiras
Próximo Texto: Promoções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.