UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

CABRA DA PESTE

De 29/5 a 1º/6, município da Paraíba festeja animal que garante o sustento local; evento reúne 40 mil pessoas

Cabaceiras coroa bode em festa popular

AUGUSTO PINHEIRO
ENVIADO ESPECIAL A CABACEIRAS(PB)

Viva o bode! Cabaceiras, município de 5.000 habitantes, na região do Cariri paraibano (a 186 km de João Pessoa), realiza, de 29 de maio a 1º de junho, a 5ª Festa do Bode Rei - Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba.
No primeiro dia, um concurso elege o animal que será coroado Bode Rei e desfilará em carro aberto pela cidade, cenário da minissérie "O Auto da Compadecida", baseada na obra de Ariano Suassuna. O monarca é tão célebre que o governador de Estado costuma prestigiar sua coroação.
A reverência ao animal se explica por sua importância na economia local e por ser ele um símbolo de resistência à seca. "Não faz sentido ensinar às nossas crianças que o rei dos animais é o leão se, na nossa região, é o bode que nos dá a oportunidade de sobrevivência", diz o prefeito Arnaldo Jr. Do animal se aproveita a carne, o leite e o couro (veja texto na pág. F4).
A caprinocultura virou a alternativa dali porque o bode se adapta a períodos secos, e Cabaceiras é a cidade com menor índice pluviométrico do Brasil. "O bode come mato seco, gramas rasteiras e até cacto", explica Márcia Truta, diretora do Departamento de Turismo e Comunicação Social da Prefeitura de Cabaceiras.
A festa do Bode Rei reúne cerca de 40 mil turistas nos quatro dias. Há as mais diversas e criativas atrações. As barracas da praça da alimentação, no centro da cidade, servem pratos da culinária "bodística" (que tem até pizza e hambúrguer; leia texto ao lado).
Há competições inusitadas. Na Fórmula Bode, 16 animais disputam uma corrida em uma pista no parque do Bode Rei. Os condutores só incentivam com gritos.
No Pega Bode, o objetivo é agarrar o bicho em um ambiente que reproduz seu habitat natural e carregá-lo no ombro. "É engraçado porque os bodes correm muito e, às vezes, o caprinocultor prende a roupa no xique-xique (cacto)", conta Márcia.
Na Gincana do Bode, há outras provas. Em uma delas, ganha quem comer mais rápido um prato de 500 gramas de buchada, feita com os miúdos do bode. Há provas da ordenha da cabra e de laçar o bode.
O Bode Rei, que reinará durante um ano, será eleito por um júri de especialistas (produtores, técnicos e autoridades do governo do Estado). Desfilarão 12 candidatos selecionados, acompanhados de moças da cidade (entre elas a garota Bode Rei; leia texto abaixo), em um ginásio decorado com a vegetação do Cariri: xique-xique, mandacaru e coroa-de-frade (tipos de cacto).
"Tem bode que parece até pessoa", diz Márcia. "O vencedor do ano passado era muito majestoso, virava a cabeça na hora certa."
Nos quatros dias do evento, à tarde, o Bode Rei, paramentado com coroa, manto e cetro, desfila em carro aberto acompanhado da Cabra Rainha, da garota Bode Rei, do bode-príncipe, da cabra-princesa e dos bodes-súditos (todos menores que o rei).
O monarca ganha um trono cativo na praça Bode Rei, onde estão a exposição de caprinos e ovinos, os leilões e as clínicas tecnológicas para orientar o criador. Haverá palestras sobre caprinocultura e a Expofeira Estadual de Artesanato.
Neste ano, uma estátua do Bode Rei foi erguida na praça central. E não faltará forró. Bandas como Gatinha Manhosa, Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró e a local Cheiro de Mulher se apresentarão na praça do Bode Rei.
Haverá shows folclóricos: dança, quadrilhas, bandas de pífanos, vídeos, cordel e artesanato em couro, além do grupo de bumba-meu-bode (leia na pág. F3).
Paralelamente, acontecerá, no dia da abertura da festa do Bode Rei, o 2º Encontro de Ecoturismo do Cariri Paraibano, cujas belezas naturais e formações rochosas atraem turistas europeus -principalmente escandinavos (leia mais à pág. F5). O evento conta com palestrantes da Paraíba, de São Paulo e de Santa Catarina.
No dia seguinte, haverá caminhadas, rapel e cavalgada ecológica. A inscrição custa R$ 35. Informações: 0/xx/83/356-1117.


Augusto Pinheiro viajou a convite da Prefeitura de Cabaceiras (PB).


Próximo Texto: Banquete "bodisíaco" inclui pizza
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.