UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintura de Caravaggio emergiu das sombras

EM ROMA

Michelangelo Merisi nasceu em 1571, no vilarejo de Caravaggio, perto de Milão, de onde recebeu seu nome. Apenas três anos antes, em seu livro "Vidas dos Mais Eminentes Pintores, Escultores e Arquitetos", Giorgio Vasari admitiu sua ansiedade em relação ao futuro da pintura.
Tudo parecia ter sido feito no campo das artes, após Michelangelo, Rafael e Ticiano. Como seria possível, então, alcançar maiores êxitos na experiência visual?
Em sua breve e atormentada vida, Caravaggio rompeu com o passado, destruiu regras aceitas, entrou em aberta polêmica contra o governo político-religioso do seu tempo e contra a hipocrisia, tanto na arte quanto na moral.
Para conseguir mudar padrões, fixou seu olhar na realidade e, nas palavras de Lionello Venturi, "a chamou para dar vida às suas composições".
A biografia revela intensidade na vida de Caravaggio, que conheceu prisões, brigas e fugas. Isso ajuda a entender a tensão psicológica presente em sua obra. Entretanto sua revolta não consistia em pensar contra, mas em ir até o fundo das coisas.
Em uma época em que se pedia que os eventos sagrados fossem representações idealizadas, a obra "Vocação de São Mateus", que está na igreja de San Luigi dei Francesi, é ambientada numa estalagem provisoriamente transformada em sala de jogo.
Os jogadores vestem trajes à moda contemporânea; seus rostos, inclusive aquele de Jesus, são os de pessoas comuns. Mas, se a cena é realista, por certo não é ordinária. Uma profunda escuridão engole todas as figuras; essas são apenas reveladas por uma luz que vem de fora do quadro, passa por Jesus (cuja mão lembra a do Deus de Michelangelo, na Capela Sistina) e estabelece um drama breve, como um relâmpago, sem alegorias nem sentimentalismos.
Os santos são homens também, a vocação pode escolher qualquer um: são Mateus, em signo de surpresa, indica seu peito. (VS)


Texto Anterior: Confira endereços reais e virtuais
Próximo Texto: Borromini centrifugou barroco com artesanato
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.