UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borromini centrifugou barroco com artesanato

EM ROMA

O arquiteto Francesco Borromini nasceu na Suíça, em Bissone, em frente ao lago de Lugano, em 1599. Aos 15 anos chegou a Roma, acolhido por Carlo Maderna, seu tio, para trabalhar na construção da basílica de São Pedro. Por alguns anos, não passou de um humilde entalhador de mármores.
Dali, subiu todos os degraus profissionais, adquirindo um espantoso virtuosismo técnico. Mas, somente aos 35 anos, Borromini pôde iniciar sua atividade de forma independente.
A diferença entre ele e Bernini (1598-1680), seu grande rival, é que Borromini era mais reservado e se manteve longe do fausto da corte.
Ciumento dos próprios desenhos e "atormentado pelo medo", escreve Giulio Carlo Argande, o artista temia "que uma execução imperfeita pudesse diminuir ou destruir a qualidade extremamente sutil da ideação". Borromini considerava a cultura do seu tempo dogmática e superficial, "simples celebração do presente".
Então, pegava elementos e alegorias do barroco e os centrifugava, com seu furor inspirado, sem passar por mediações intelectuais, num conjunto novo e inesperado, mas em diálogo constante com o passado. Contra a retórica figurativa, tentava impor a força do artesanato na arquitetura.
A igreja de San Carlo alle Quattro Fontane é tão grande quanto um pilar da cúpula de São Pedro. Ao entrar, o visitante fica deslumbrado pela capacidade do arquiteto de estender o espaço, com jogos em perspectiva e luzes indiretas, para além de seus limites físicos. Trabalhou na igreja e seus espaços adjacentes por mais de 30 anos, dedicando a ela, tão pequena, a mesma atenção que deu às obras grandes.
No mesmo ano em que concluiu a fachada da igreja, em 1667, suicidou-se jogando-se sobre uma espada. Poucos dias antes, tinha queimado todos os desenhos destinados a entalhes que não conseguiu realizar.
(VINCENZO SCARPELLINI)


Texto Anterior: Pintura de Caravaggio emergiu das sombras
Próximo Texto: Pacotes para Roma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.