São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE PORTAS ABERTAS

Resquícios de termas e um museu transportam visitante a sítio arqueológico descoberto no século 20

1 euro dá vida a ruínas do séc. 2º em Conímbriga

DA ENVIADA ESPECIAL A PORTUGAL

Quem gosta de história pode fazer um delicioso jogo de imaginação ao ir às ruínas da extinta cidade romana de Conímbriga, em Condeixa, a 12 km de Coimbra.
Logo na entrada, o visitante se depara com a casa das Fontes, com seu jardim central e suas colunatas. Os distraídos nem sempre percebem que uma moeda de 1 euro liga um sistema de chafariz que dá vida por alguns segundos às ruínas da mansão do século 2º.
Os mosaicos do chão mostram figuras humanas que podem retratar os donos da casa. Esse conjunto fica sob uma cobertura que não combina com as ruínas, mas parece que os responsáveis perceberam sua ineficácia como proteção e não ergueram construções equivalentes no resto do sítio.
Em outro ponto do terreno, os resquícios das termas mostram o quanto os romanos gostavam de tomar banho e seu eficiente sistema hidráulico. Surpreende ver como um ralo da época tinha aspecto bem semelhante aos de hoje.
Os pesquisadores continuam escavando o sítio, que provavelmente começou a ser habitado no século 9º a.C., mas que só ganhou características romanas com a chegada daquele povo, em cerca do século 1º a.C. Ainda falta descobrir parte de um anfiteatro.
Um museu une as peças do quebra-cabeça ao exibir plantas, maquetes e vestígios arqueológicos encontrados nas escavações, iniciadas no início do século 20, como vasos de cerâmica, armas cortantes e instrumentos de pedra.
(MARISTELA DO VALLE)

Conímbriga - As ruínas estão abertas diariamente, das 9h às 20h, de junho a setembro, e das 10h às 18h, de outubro a maio. O museu não funciona às segundas e nos outros dias segue o horário das ruínas. Ingresso: 3; informações: www.conimbriga.pt.


Texto Anterior: Bussaco enobrece até turista plebeu
Próximo Texto: Pacotes para Portugal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.