São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu tem aviões antigos e raridades

O Fantasy of Flight também é sede de eventos,como o 4º Festival Roar n' Soar, que acontecerá em novembro

Ao lado do museu, uma pista de aeroporto exibe um Constellation, avião conhecido à época como "grande dama dos ares"


DO ENVIADO À FLÓRIDA

Marmanjos e crianças ficam nas nuvens quando adentram o museu Fantasy of Flight (www.fantasyofflight.com), cujo acervo inclui 40 aviões antigos restaurados e em condições de voo.
Ao lado do museu, no coração do condado de Polk, uma pista de aeroporto exibe um raro -e gigante- quadrirreator turboélice Constellation, avião transcontinental chamado à época de "grande dama dos ares".
O local é sede de festivais e de exibições como o 4º Festival Roar n" Soar (www.fantasyofflight.com/roar-n-soar), marcado para os dias 13 e 14 de novembro.
Esse evento anual também reúne aficionados por lanchas de corrida, no lago Agnes, e por automóveis esportivos raros e antigos em provas de dirigibilidade com cones, ou "slalom".
Entre os automóveis aceitos nessa prova estão veículos de corrida das marcas Jaguar, Austin Healey, Ferrari, Porsche e BMW, que podem ser inscritos pelo email sconner@fantasyofflight.com.

APERTE O CINTO
Reaberto em 1994 após a passagem do furacão Andrew, que castigou a Flórida em 1992, o museu dista 32 km (uns 20 minutos de carro), na direção sudoeste, do complexo de parques da Disney.
Acessível pela rodovia I-4, que liga Orlando a Tampa, e, depois da saída 44, pela SR-599, esse museu exibe aeronaves de fabricação norte-americana, inglesa, russa e alemã, entre tantos bólidos.
Além de aviões civis e militares do século 20, o museu (cujo endereço é Broadway Boulevard, 1.400), reúne um lendário helicóptero Bell 47G, um carro-avião experimental que recolhe as asas e até um robusto Boeing B-17, alcunhado na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) de "Fortaleza Voadora", que o visitante explora por dentro.
Marcas tradicionais como a russa Antonov, a holandesa Fokker e a japonesa Mitsubishi se somam a outras normalmente não identificadas com a produção de aviões, caso da Ford, representada pelo modelo Ford 5AT, trimotor utilizado no transporte postal e de passageiros.

O CÉU COMO LIMITE
Fundadado pelo entusiasta da aviação Kermit Weeks, 56, aviador campeão em acrobacias e membro do "hall" da Fama da Aviação da Flórida, o museu também oferece, em ocasiões especiais, voos de balão e em aviões clássicos.
Folhetos do acervo asseguram que o museu é o lugar "where the Wright stuff meets the real stuff", fazendo um trocadilho que arrola os irmãos Orville e Wilbur Wrigt, pioneiros da aviação no início dos século 20, os primeiros astronautas -cuja história é narrada no filme "Os Eleitos" (ou "The Right Stuff"), de 1983- e as aernoaves expostas.
E há de tudo, inclusive caças da Segunda Guerra, como o Mustang P-51C e o Supermarine Spitfire MK 16, além de uma réplica perfeita do Gee Bee Z, pequeno avião acrobático norte-americano produzido entre 1929 e 1934.
Adultos pagam US$ 28,95. Crianças de 6 a 15 anos, US$ 14.95. Já estacionar diante do Fantasy of Flight é grátis.
(SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Torre em estilo art déco-gótico leva até Lake Wales
Próximo Texto: Barcos aproximam turistas da natureza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.