São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barcos aproximam turistas da natureza

"Airboats" cruzam regiões alagadiças; pequenas lanchas percorrem os rios mostrando a flora e a fauna locais

Passeios em embarcações com motor de popa ou em lancha movida à hélice cruzam pântanos e rios da área


DO ENVIADO À FLÓRIDA

Nos lagos e rios da Flórida Central, há passeios de barco com motor de popa, e também em lanchas movidas à hélice ("airboats"), que navegam nos pântanos.
Às vezes, fazendas fazem fronteira com os pântanos e, barranco acima, dá para ver do barco o gado ao lado da vegetação arbustiva contígua ao terreno alagadiço.
Nos arbustos, aves fazem seus ninhos e animais selvagens, como o lince-pardo, semelhante à jaguatirica, e o javali têm ali seu habitat.
Empresas locais fazem passeios cênicos em barcos à hélice ou em lanchas.
Na beira do lago Jessup, de 16 mil acres, uma lanchonete empoeirada para motoqueiros, em Oviedo, é ponto de partida para o tour da Black Hammock Airboat Adventures (www.theblackhammock.com).
Não espere luxo nesses passeios de 30 minutos, leve óculos escuros, protetores solar e labial, use os fones de ouvido e prepare-se: o barulho da hélice é alto, a lancha dá guinadas, persegue aligatores e até gira no próprio eixo quando o piloto quer virar alvo de atenções.
O casco de metal dos "airboats" desliza rápido por sobre as aguapés e as hidrilas para o turista avistar bichos.
Dados sobre as aves que fazem ninhos nessa região caso da águia-careca e do gavião-caramujeiro, estão no site http://fl.biology.usgs.gov/sofia/Snail- Kite.html; já a flora é mostrada em http://plants.ifas.ufl.edu/osceola.
Outras empresas fazem tours em "airboats" no entorno de Orlando, no condado de Polk e nos arrabaldes de Kissimmee para um mínimo de quatro passageiros: Alligattor Cove (tel.: 00/ xx/1/ 863/ 696-0406); Ultimate Airport Rides (tel.: 00/ xx/1/ 407/572-5391); Kisssimee Swamp Tour (tel.: 00/ xx/1/ 407/436-1059; www.kissimmeeswamptours.com); e Air Boat Willy Tours (tel.: 00/ xx/1/ 407/ 891-7955).
Perto de Kisssimmee, o enorme lago Tohopekaliga também é palco de explorações econáuticas. Mas ali são lanchinhas que, em passeios de 90 minutos, percorrem rios contíguos aos lagos, onde há ciprestes gigantes, aves e tartarugas.
Os passeios são guiados, as embarcações silenciosas e toldadas. A dica é levar filtro solar, boné, binóculo e câmera com lente capaz de focar os ninhos e os bichos.
No entorno, o parque estadual do lago Kissimmee tem 20 km de trilhas (www.floridastateparks.org).
Na Scenic Eco and Nature Tours (www.kissoutdoorsadventures.com), em Kissimmee, um barco para até 17 passageiros parte do lago Toho e explora a natureza nativa do lago Tohopekaliga, no condado de Osceola.
Ali, em meio a árvores gigantes, o chefe indígena Osceola e membros da tribo seminole costumavam caçar e pescar há mais de cem anos.
Há rotas sugeridas para ciclistas, e o condado de Polk fornece, pelo telefone 00/ xx/1/800/828-7655, o livreto "Central Florida Cycling Guide." Entre as trilhas, a Van Fleet (www.floridagreenwaysandtrails.com), multiuso, tem 35 km.
Para diversão menos aventureira, a dica é ver Kissimmee, cidadezinha de caubóis onde há lojas de velharias como a Echoes of Yesterday, na avenida Boadway, 109.
E, se der fome, o simpático restaurante do chef John's Dockside Inn (www.chefjohnsdocksideinn.com) fica em meio às lojas, no centro histórico.
Moderna e standart, o Hampton Inn & Suites (www.orlandolbvsuites.hamptoninn.com), na Calypso Cay Way, 4.971, pode ser opção de hotel.
Quem quiser fazer compras, pode ir ao Lake Buena Vista Factory Stores (www.lbvfs.com), shopping com as grifes Old Navy, Liz Claiborne e IZOD.
Ainda em Polk, cujas maiores cidades são Winter Haven e Lakeland, o museu de Arte de Polk (www.PolkMuseumofArt.org), no número 800 da rua East Palmetto, mosta artefatos pré-colombianos e obras atuais.
Já a pequena cidade de Bartow abriga, no número 100 da East Main Street, o singelo museu histórico Polk County (www.polkcountymuseum.org), com bichos taxidermizados e relíquias que mostram o passado da região. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Museu tem aviões antigos e raridades
Próximo Texto: Tire manhã para fazer passeio de balão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.