São Paulo, quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto de crianças em favela ilustra guia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os guias de turismo consultados nesta edição mais acertaram nas informações dadas aos turistas que visitam a cidade de São Paulo do que erraram. Há boas dicas e algumas incoerências.
A maioria dos livros concorda, por exemplo, que é na Vila Madalena que se concentra o agito paulistano. Mas, na hora de dar dicas de restaurantes, o "Lonely Planet Brazil" e o "Michelin Brésil" dão mais opções no centro e nos Jardins do que no bairro considerado "do momento". Em ambos os casos, nas edições analisadas somente três restaurantes são indicados na Vila -e nem todos de fato se destacam entre as tantas opções da região.

Favela no guia
No "Michelan Brésil", das únicas quatro fotos dedicadas à cidade, a primeira é de quatro crianças -duas delas estão tocando bumbo- em uma favela paulistana. As fotos seguintes mudam o foco, e mostram imagens do bairro da Liberdade, do Copan e da catedral da Sé.

Perigo sobre rodas
E é possível ver recomendações exageradas que assustam qualquer estrangeiro. O "Fodor's Brazil" reserva uma dica à precaução que os turistas supostamente deveriam tomar com quem anda de moto. "Tome cuidado com os motociclistas. Há muitos fazendo serviço de motoboys, mas alguns são ladrões, e você deve suspeitar quando há duas pessoas na mesma moto", informa o texto. Sim, há casos de furtos feitos por pessoas que estavam em cima de motos. Mas a dica pode soar agressiva demais.

Atualizações
Quanto aos erros, geralmente dizem respeito a dados desatualizados. Como a indicação de hotéis e restaurantes que fecharam as portas após o lançamento do livro -caso do hotel Ca'Doro, fechado no mês passado, e do bar Blen Blen.
Por isso, invista somente em edições recentes. Outra informação que pode estar errada nos guias, principalmente nas edições mais antigas, são a dos preços do transporte público, que mudam com certa frequência. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Lembre-se do colírio e evite o "ressacão"
Próximo Texto: Guias revelam endereços para próprios paulistanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.