São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009

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VÁ DE MILHAS

Compras no cartão também pontuam

Antes de escolher um cartão de crédito que renda milhagem, fique atento às peculiaridades de cada um

DA REPORTAGEM LOCAL

As opções de cartões que dão pontos não estão restritas aos programas de milhagem das companhias aéreas. A pioneira, TAM, lançou o seu Fidelidade em 1993. Dois anos depois, os bancos e administradoras de cartão de crédito já estavam seguindo o exemplo.
A possibilidade de acumular pontos nos cartões de crédito funciona como um chamariz: já que o cliente vai gastar, que gaste juntando milhas.
"Praticamente o mercado todo trabalha com programas de milhagem em seus cartões", afirma Régis Magalhães, gerente de produto da Caixa. "Hoje, o banco que não tem está em desvantagem."
Antes de escolher o seu, fique atento às taxas, que são cobradas para entrar em alguns programas de milhagem dos bancos. É o caso do cartão Gold do Bradesco. Tê-lo não é o suficiente. Para começar a pontuar, o cliente do banco deve pagar uma taxa de R$ 20.

Vantagens e desvantagens
Se por um lado os cartões do Banco do Brasil, que operam com Mastercard e Visa, são os únicos que pontuam em compras no débito, por outro eles têm prazo de validade. Diferentemente das opções de outros bancos, como os cartões da bandeira American Express do Bradesco, cujos pontos nunca expiram. Peculiaridades como essa devem ser levadas em conta na hora da escolha de um cartão cujos gastos possam se transformar em milhas.
Vale se informar também sobre quais companhias são ligadas a cada cartão de crédito. O Bradesco, por exemplo, tem outras opções -além da TAM e do Smiles, da Gol/Varig-, como a British, que é membro da OneWorld, e a Continental, que pertence à SkyTeam.
Outro ponto a ser levado em conta é que alguns cartões dão pontos assim que o cliente faz a aderência. Ao assinar o Caixa Platinum, da Caixa, o cliente ganha 7.000 pontos -porém, a anuidade é de R$ 240. Atenção ainda à pontuação. No Bradesco, no Unibanco e no Santander, cada dólar gasto no crédito rende até dois pontos.

Comparação
Os quadros nesta e na próxima página contêm informações para que o leitor compare qual cartão, e de qual banco, o interessa mais.
Os bancos selecionados pela reportagem estão entre os maiores do país em ativos, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Consultado, o HSBC informou que está avaliando o seu programa de pontos.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


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