São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009

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VÁ DE MILHAS

União entre bancos, empresas aéreas e cartões ocorre desde 95

Primeiro cartão de crédito que dava milhas no Brasil foi criado pela norte-americana American Airlines

No começo daquele ano, surgiram quatro cartões em menos de dois meses


DA REPORTAGEM LOCAL

A opção de acumular pontos e trocar por passagens aéreas existe há 14 anos no Brasil. A Folha publicou no dia 30 de março de 1995 uma reportagem com o título "Cartão de crédito entra na era da milhagem".
E as empresas adotaram o sistema de milhagem com força. No início daquele ano, em apenas dois meses, haviam surgido quatro cartões que premiavam os passageiros mais frequentes. A prática veio dos Estados Unidos, que havia criado as parcerias dez anos antes.
A American Airlines foi a primeira a lançar um cartão de crédito cujos pontos podiam ser revertidos em milhas. Era o Credicard AAdvantage Mastercard, lançado em fevereiro daquele ano.
A Mastercard, que hoje é uma das principais administradoras de cartão de crédito, já estava no páreo. A bandeira Visa se uniu ao Banco de Boston e à companhia United.
A TAM, com o seu cartão Fidelidade, era parceira da Mastercard e da Diners.
A reportagem citava ainda a Varig, comprada pela Gol. "A Varig coloca no mercado em 15 de abril o Varig Nacional Visa, na versão Gold", informava o texto.
Ou seja, desde aquela época, já se sabia que dar vantagens a clientes fiéis valia a pena.

Isenção
Outra reportagem, de junho de 1996, informava que os bancos Citibank, Boston, Itaú, Unibanco e Real davam isenção de tarifas aos clientes mais assíduos. Os gastos podiam ser com compras de serviços como seguro e utilização de mais pagamentos eletrônicos do que talões de cheque.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)


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