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VÁ DE MILHAS
União entre bancos, empresas aéreas e cartões ocorre desde 95
Primeiro cartão de crédito que dava milhas no Brasil foi criado pela norte-americana American Airlines
No começo daquele ano, surgiram quatro cartões em menos de dois meses
DA REPORTAGEM LOCAL
A opção de acumular pontos
e trocar por passagens aéreas
existe há 14 anos no Brasil. A
Folha publicou no dia 30 de
março de 1995 uma reportagem com o título "Cartão de
crédito entra na era da
milhagem".
E as empresas adotaram o
sistema de milhagem com força. No início daquele ano, em
apenas dois meses, haviam surgido quatro cartões que premiavam os passageiros mais
frequentes. A prática veio dos
Estados Unidos, que havia criado as parcerias dez anos antes.
A American Airlines foi a primeira a lançar um cartão de
crédito cujos pontos podiam
ser revertidos em milhas. Era o
Credicard AAdvantage Mastercard, lançado em fevereiro daquele ano.
A Mastercard, que hoje é
uma das principais administradoras de cartão de crédito, já
estava no páreo. A bandeira Visa se uniu ao Banco de Boston e
à companhia United.
A TAM, com o seu cartão Fidelidade, era parceira da Mastercard e da Diners.
A reportagem citava ainda a
Varig, comprada pela Gol. "A
Varig coloca no mercado em 15
de abril o Varig Nacional Visa,
na versão Gold", informava o
texto.
Ou seja, desde aquela época,
já se sabia que dar vantagens a
clientes fiéis valia a pena.
Isenção
Outra reportagem, de junho
de 1996, informava que os bancos Citibank, Boston, Itaú, Unibanco e Real davam isenção de
tarifas aos clientes mais assíduos. Os gastos podiam ser com
compras de serviços como seguro e utilização de mais pagamentos eletrônicos do que talões de cheque.
(LUISA ALCANTARA E SILVA)
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