|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Evento aborda isenção de visto aos EUA
POW WOW Feira reuniu 4.600 profissionais do turismo para mostrar novidades da indústria norte-americana de viagens
SILVIO CIOFFI
ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
Está em pauta a isenção de
vistos para turistas brasileiros
que vão aos EUA. Nada foi decidido por enquanto, mas, no 41º
Pow Wow, maior evento anual
da indústria do turismo norte-americano, que acabou ontem,
em Miami, eram fortes os rumores de que o Brasil pode,
num futuro próximo, entrar no
rol dos países cujos viajantes
estão dispensados da exigência
para ir aos EUA.
Em 2008, o Brasil foi o sexto
maior emissor de turistas para
os EUA, totalizando 770 mil
viajantes -cresceu cerca de
20,3% com relação a 2007 e ficou atrás de Reino Unido, Japão, Alemanha, França e Itália.
No total, em 2008, 58 milhões de turistas estrangeiros
se destinaram aos EUA -o número exclui Canadá e México,
com os quais fazem fronteira.
Roger Dow, presidente da
U.S. Travel Association, que organiza o Pow Wow, voltou a defender que, nos EUA, as viagens
de turismo e de negócios são
uma solução para a crise econômica e que é preciso facilitar a
visitação e cuidar para que a recepção dos estrangeiros nos aeroportos norte-americanos seja mais rápida e acolhedora.
Para Dow, "em tempos de recessão econômica global e até
de gripe suína, os EUA devem
estar de olho nas receitas geradas pela indústria do turismo".
Segundo ele, viajantes internacionais gastam no país cerca de
US$ 142 bilhões anuais e, se somadas as receitas diretas e indiretas, o setor fatura estimados
US$ 1,8 trilhão/ano, e é grande
gerador de empregos.
A possibilidade da isenção de
vistos para brasileiros que se
destinam aos EUA, segundo
Jussara Haddad, do departamento de comércio da Embaixada dos EUA, está ancorada
no baixo índice de recusas de
vistos -que hoje, no Brasil, gira
em torno de 5%. "Há cinco ou
seis anos, as recusas giravam
em torno de 20% ou 25%", diz.
Normalmente, países cujo índice de vistos de entrada recusados é de 3% são candidatos à
dispensa do carimbo.
Neste ano, o Brasil, uma exceção no mundo, continua a enviar número crescente de viajantes aos EUA, tendência que
se mantém há 33 meses. Comparando com 2008, em janeiro,
fevereiro e março deste ano, segundo números do departamento de comércio norte-americano, cerca de 13% mais turistas brasileiros foram aos EUA.
Enquanto isso, 20, dos maiores países emissores de viajantes para os EUA amargaram
números negativos (estima-se
que o número de turistas estrangeiros tenha caído 10% nos
primeiros meses deste ano).
Para Luiz de Moura Jr., vice-presidente internacional da
U.S. Travel Association, com a
medida "é possível que dobre o
número de brasileiros viajando
a lazer aos EUA". Segundo ele, o
governo Obama está interessado em agilizar essa isenção.
Reunindo 4.600 profissionais do setor, o Pow Wow mostra novidades da indústria de
viagens nos EUA e de megaparques temáticos, companhias
hoteleiras, aéreas, de navegação, e locadoras de carros, e expõe em estandes o que há de
novo em cidades e Estados norte-americanos.
Nesta edição, segundo os organizadores, o Pow Wow deve
gerar negócios da ordem de até
US$ 4 bilhões em divisas para
os Estados Unidos. Para Miami, que foi sede do evento, o impacto econômico positivo gerado pelo Pow Wow é estimado
em até US$ 400 milhões.
Segundo William Talbert 3º,
presidente do Miami Convention and Visitors Bureau, hoje o
aeroporto de Miami -que vem
se expandindo- recebe voos de
89 companhias de 138 países.
"Cerca de 48% dos turistas que
vêm a Miami são estrangeiros e
deixam algo como US$ 17 bilhões anualmente".
Presente no evento, Matti
Herrera Bower, prefeita de
Miami Beach, disse que, a despeito da crise, a cidade continua construindo e remodelando hotéis e está em vias de inaugurar uma Sinfônica projetada
pelo arquiteto Frank Gehry,
cuja construção está a todo vapor nas proximidades do Centro de Convenções onde ocorreu o Pow Wow.
SILVIO CIOFFI, editor de Turismo, viajou a convite da U.S. Travel Association of America e da
American Airlines
Texto Anterior: Fidelização: Saiba como agem outras companhias Próximo Texto: Pow wow: AA leva brasileiros a evento em Miami Índice
|