São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DE VOLTA AO FUTURO

Balneário ainda exibe praias idílicas

Abertura da Piaçagüera-Guarujá, nos anos 1970, aumentou fluxo de banhistas; antes, travessia era de balsa

DO ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ

Inaugurada no início dos anos 1970, a rodovia Piaçagüera-Guarujá virou uma alternativa à balsa que, até então, fazia sozinha a ligação entre Santos e o Guarujá. Com o fim do gargalo, mais banhistas invadiram o balneário. Se pensarmos que, de 1893 a 1956, o trajeto era feito de barco e de trenzinho, não é de se estranhar que a "Pérola do Atlântico", a uma hora e meia de carro de São Paulo, enfrente problemas.
Ainda assim, o Guarujá tem praias idílicas. Quem chega pela avenida Leomil, perpendicular à praia das Pitangueiras, de 1.700 m, se depara com uma praça à beira-mar e com a ilha Pombeva, bem próxima da praia. Diante da área urbana, com prédios altos na rua Marechal Deodoro, à beira-mar, essa é a mais movimentada das praias -e tem, também, boas ondas para o surfe.
Do lado esquerdo de quem olha o mar, fica o morro do Maluf, antes chamado de morro da Campina. Seu costão escarpado abriga o hotel Gávea Palace, serve de belvedere, e há quem pesque ali. Diz a lenda que, nos anos 1950, o franco-libanês Edmond Maluf manteve ali um cassino-boate freqüentado por raparigas estrangeiras.
À direita de quem olha as Pitangueiras, a praia acaba no edifício Sobre-As-Ondas. Depois, atrás de uma colina, está a praia das Astúrias. Antes chamada de praia do Guarujá, com 1.100 m de extensão, ela tem mar calmo e, no canto direito, um diminuta colônia de pescadores e um costão murado.
Passando o morro do Maluf, à esquerda das Pitangueiras, fica a Enseada, com 5.600 m, ideal para caminhar. Dois dos melhores e mais tradicionais hotéis da cidade, o Delphin e o Casa Grande Hotel, ficam ali, com vista para a praia, na avenida Miguel Estefno. No fim da praia da Enseada, no canto esquerdo, há uma península com mansões e prédios.
Antes disso, tem início a estrada da Bertioga, que conduz até a praia do Pernambuco, de 1.650 m, onde também há belas casas. À direita, a praia do Mar Casado some na maré alta. Na região, o Jequitimar abriga um moderno hotel Sofitel. (SC)


Texto Anterior: Guarujá vive ao sabor da maré do tempo
Próximo Texto: Pratos de gosto clássico são destaques da culinária local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.