São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALEIA À VISTA

Tradicional ponto de surfistas nos anos 70, a praia do Rosa, com 2 km de extensão, permanece agitada

No verão, esportes dominam areia e águas

DO ENVIADO ESPECIAL A IMBITUBA

A atração principal de Imbituba é, sem dúvida, o grande mamífero marinho, que se concentra principalmente na praia da Vila, com 12 km de extensão, a mais próxima da cidade. Mas há várias outras praias onde o turista pode optar pela prática de alguma atividade esportiva ou simplesmente relaxar. As mais procuradas são a Ibiraquera e a do Rosa.
O ponto forte da barra de Ibiraquera é a tranquilidade. Sua particularidade é uma lagoa que desemboca diretamente no mar. Em alguns períodos do ano, a maré faz com que lagoa e mar se tornem uma só coisa. As águas rasas garantem a alegria das crianças.
Com 2 km de extensão, a praia do Rosa é a mais conhecida, rústica e agitada. Na década de 70, o surfe foi a atividade que impulsionou o turismo no local. Jovens visitavam a região, que era conhecida como praia do Porto Novo, e eram acolhidos por um morador local chamado Durvalino Rosa. Daí o nome praia do Rosa.
A maioria das praias da região oferece excelentes condições para a prática esportiva. O surfe ainda é o mais popular. As ondas variam conforme a época: pequenas e manobráveis no verão e maiores no inverno, chegando a 3 m.
Na primavera, ventos fortes do nordeste com velocidades que ultrapassam 30 nós caracterizam a praia de Ibiraquera como uma das melhores regiões para a prática do windsurfe. O local é palco do Campeonato Brasileiro de Windsurfe. A região possibilita ainda a prática do montain bike, do vôo livre, do trekking e do sandboard. Apesar de relativamente pouco praticado, o sandboard encontra nas dunas do Siriú o local ideal para o esporte.
(MARCELO PLIGER)


Texto Anterior: Caçador do mamífero só ganhava uns trocados
Próximo Texto: Pacotes para Imbituba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.