São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METRÓPOLE CANADENSE

Até hotéis remetem à história de Toronto

Capital de Ontário reúne 125 museus, galerias de arte e bibliotecas públicas, além de duas sinfônicas

DO ENVIADO ESPECIAL AO CANADÁ

Toronto é metrópole de sólida arquitetura, do insólito prédio da galeria de arte AGO, de 2008, à arrojada e surpreendente CN Tower, de 1976. Tem prédios vitorianos reurbanizados no Distrito Histórico da Destilaria e uma megaloja histórica, The Bay, de 1895.
A capital de Ontário contabiliza ainda 125 museus, galerias e bibliotecas públicas, 90 teatros, 50 companhias de dança e balé, além de duas sinfônicas.
Na vida mundana torontina, os hotéis -que somam 39 mil quartos e produziram 10,6 milhões de pernoites em 2007-, têm aceso papel social.
O Le Royal Meridien King Edward (www.lemeridien.com/jingedward), localmente chamado de King Eddie, edificado em 1903 no estilo eduardiano bem "old Toronto", abrigou do escritor indiano Rudyard Kipling aos Beatles.
Já o Fairmont Royal York (www.fairmont.com), aberto em 1929 pela ferrovia Canadian Pacific, hospeda a rainha Elizabeth 2ª, chefe nominal de Estado no Canadá.
Para compras, o Eaton Centre (www.torontoeatoncentre.com) concentra grifes; já a loja William Ashley's (www.williamashley.com) vende itens de design para casa.
Fora do centro, 25 km no rumo norte, o Vaughan Mills (www.vaughanmills.shopping.ca) tem 250 lojas, inclusive a Outdoor World, que, além de hidroavião, vende barco, cabana, rifle, GPS, bicho empalhado e tudo o que se relaciona à fruição da vida selvagem.
Servida por vôos diários e diretos de dez horas da AirCanada, desde SP, ou por companhias aéreas norte-americanas, com uma escala, a metrópole é o destino mais visitado do país.


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Metrópole canadense: Niágara é cenário de casamentos e cascatas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.