São Paulo, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE-SE

Museu refaz cidade desde antes da era Edo

Exposição com maquetes recria trajetória da capital japonesa; acervo tem roupas, utensílios e gravuras

DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

Antes de ser a capital, Tóquio se chamava Edo -e há, perto da estação Ryogoku do metrô, um museu que narra a história vívida da megalópole: o museu Edo-Tóquio (www.edo-tokyo-museum.or.jp; de terça a domingo, das 10h às 16h).
Com arquitetura lembrando uma ponte, o prédio, na 4-1, 1-Chome (tel: 00/xx/81/155/ 3626-9974), tem vão livre no térreo, espaços de exposição em dois andares e biblioteca.
Basicamente, uma área mostra Edo a partir de 1604, antes de a cidade se tornar capital, e outra explora Tóquio, nome adotado em 1868.
O acesso até o primeiro plano é feito por uma escada rolante coberta por estrutura tubular de acrílico e, logo de cara, uma ponte de madeira leva a ambientes que recriam prédios de época em tamanho natural.
Entre esses, há a redação de um jornal do período Meiji e um teatro kabuki, além de uma imensa maquete que recria a velha Tóquio e o rio Sumida.
As mazelas do terremoto de 1923, com vidros originais retorcidos pelo calor dos incêndios, histórias de horror vividas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e transformações engendradas pela Olimpíada de 1964 também são mostradas de modo interativo com ruídos e cheiros.
Apesar de não ser um museu de relíquias, o Edo-Tóquio reúne trajes, automóveis, publicações e objetos de época que remetem à cultura e à atmosfera toquiota ao longo da história.
Entre as peças, as vitrinas revelam os segredos das gravuras "ukio-e", com destaque para Utamaro Kitagawa (1753-1806), que inspirou impressionistas. Outro artista mencionado no museu é Katsushika Hokusai (1760-1849), o precursor do mangá. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Oriente-se: Do outro lado do rio, bairro homenageia cachorro Norakuro
Próximo Texto: Internacional: Água é aposta de Cingapura para atrair mais turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.