São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Táxis levam turista para ver muros pintados

DA REDAÇÃO

Os painéis que cobrem muros de Belfast são em parte responsáveis por um passeio turístico na cidade: os tours feitos em táxis pelos bairros operários Shankill, de maioria protestante, e Falls, de maioria católica.
Além das tensões pelas quais a região passou, os painéis retratam a cultura local, enfocando esportes, símbolos celtas e religião. Esses são, por sinal, os favoritos dos guias e dos habitantes.
As pinturas mostram, por exemplo, a simpatia do lado republicano por outros grupos separatistas, como o ETA, da Espanha.
No bairro unionista, os painéis têm rosas para indicar que a região pertence à coroa britânica. Dividindo espaço com as flores, há combatentes com rostos cobertos por máscaras e metralhadoras nas mãos.
Os itinerários dos táxis que fazem os tours podem ser vistos nas páginas das operadoras Belfast City Black Tours (www.allirelandtours.com) e Black Taxi Tours (www.belfasttours.com). Passeio de uma hora custa a partir de 26 libras para duas pessoas.


Texto Anterior: Turismo versus terrorismo: Bairro de Belfast remove murais violentos
Próximo Texto: Queda no turismo internacional persiste nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.