São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

TIA quer de volta o turista estrangeiro

Associação apresenta plano ao Congresso

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

"Desde 2001, o número de visitantes estrangeiros nos EUA declinou 17%", afirmou anteontem, em visita a São Paulo, o executivo Roger Dow, 60, presidente da Travel Industry Association of America (TIA).
Crítico das dificuldades que os turistas têm hoje para viajar ao território norte-americano, Dow foi executivo do grupo hoteleiro Marriott e preside a associação que reúne a indústria do turismo em seu país -incluídos aí, além de empresas hoteleiras, parques temáticos, companhias aéreas e de navegação, locadoras de carros e escritórios oficiais de cidades e de Estados norte-americanos.
Segundo Dow, a TIA pressiona o Congresso dos EUA com base em três pontos: política de vistos, procedimento nos aeroportos e mudança de imagem (www.poweroftravel.org).
Sobre o tempo de concessão dos vistos, disse: "Precisamos ter tecnologia e pessoal -inclusive vídeoconferência- para que, em qualquer lugar do mundo, haja resposta em no máximo 30 dias, coisa que muitas vezes não ocorre em países como o Brasil, o México, a China e a Índia, onde o processo pode demorar até 100 dias."
"Outra questão é a contratação de 200 profissionais para o setor de imigração em 20 aeroportos, fixando em 30 minutos, em média, o tempo entre o desembarque e a entrada."
"O terceiro ponto a mudar é a imagem do país, produzindo vídeos que seriam exibidos nos aeroportos para fornecer informações qualificadas e tornar útil o tempo de espera".


Texto Anterior: Litoral alagoano: Major esquadrinha expressões em livro
Próximo Texto: On-line: Sites substituem os balcões de reservas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.