São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL BAIANO
Veja tartarugas

Projeto Tamar abre diariamente a visitantes

DO ENVIADO ESPECIAL A AREMBEPE

Vizinha à aldeia hippie fica a base de pesquisa do Projeto Tamar (www.tamar.org.br), aberta para visitação todos os dias, das 9h às 18h.
Não há monitores como no centro de visitação da praia do Forte, e, apesar de pequeno, o local é bem organizado e tem algumas das espécies preservadas mais importantes.
Há também filhotes de quatro espécies de tartaruga ameaçadas (cabeçuda, de-pente, oliva e verde). Elas podem ser observadas nadando no tanque, e indo à superfície para respirar. Por toda a praia da Aldeia, a de maior extensão de Arembepe, há alguns canos enterrados na areia, marcados com um número. Ali se encontram os ovos de tartarugas, que são vigiados constantemente pelo projeto. Por isso, na praia é proibida a circulação de veículos, como bugues e motocicletas. Os ovos -mais de cem em cada ninho- são depositados pelas tartarugas entre setembro e março.
No último período, foram marcados mais de 2.000 ninhos. Se estiver por lá na fase do nascimento (e tiver sorte), verá os filhotes de tartaruga de coloração preta indo em direção ao mar. (GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: Confira pacotes e diárias de hotéis no vilarejo
Próximo Texto: Ator José de Abreu lembra da época em que morou na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.