São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista se sente em um quadro em ida à região

DO ENVIADO À NORMANDIA

A Normandia foi dividida em Alta Normandia e Baixa Normandia -e, desde 1956, essas são duas das 26 regiões administrativas da França.
Juntas, elas são maiores do que a Bélgica e abrangem 30 mil km2 na porção noroeste do território da França, à qual pertencem desde 1450.
Especialmente no que é hoje a Alta Normandia, a identidade dos lugares mostrada em obras de arte impressionistas é evidente em toda parte.
O turista parece que vê pinturas quando observa o mar, descobre os balneários chiques do litoral, passa pelas estradas diante de florestas e campos plantados e, sobretudo, quando visita cidades históricas como Rouen.
Capital da região, ela abriga o Museu de Belas Artes (www.rouen-musees.com), onde acontece, até o final de setembro, alguns dos principais eventos alusivos ao impressionismo.
Um pouco além de Rouen, onde Monet pintou ininterruptamente a fachada da catedral sob diversas luzes, está Giverny.
Lá, o artista viveu numa confortável casa de campo, onde há um jardim japonês. E um museu, com mostras especiais.

ARREDORES
Em outros tantos locais da Normadia, a relação com o impressionismo também é bastante estreita: no balneário de Honfleur, onde Boudin viveu e pintou turistas e paisagem; em Deauville, outra praia aonde os artistas iam à procura de temas e de turistas endinheirados.
Em Le Havre, cidade mais populosa da região, reconstruída de concreto armado no pós-Guerra, o Museu André Malraux abriga uma expressiva coleção permanente.
E, mesmo ali, o festival impressionista, que trouxe especialmente à cidade obras de outros acervos, causa sensação. (SC)


Texto Anterior: Normandia deu cor ao impressionismo
Próximo Texto: Giverny abriga museu e casa de Monet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.