UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Angel Mendoza defende o consumo de qualquer líquido tirado da uva e recomenda, ainda, a uva passa

Enólogo compara um bom vinho ao leite

DO ENVIADO ESPECIAL À ARGENTINA

O professor Angel Antonio Mendoza, cujo sobrenome é o mesmo da cidade onde vive, é um enólogo de reconhecido prestígio entre as autoridades locais e os vitivinicultores. Apesar de ser um entusiasta dos benefícios que o vinho traz à saúde, recomenda moderação e consumo inteligente da bebida. Sugere, principalmente, o lema: "Nunca só beber e nem a sós".
Ele destaca que a presença de compostos como taninos e flavonóides no vinho sequestram os radicais livres do oxigênio que podem provocar danos nos vasos sanguíneos.
Cita, ainda, o cirurgião cardíaco argentino René Favaloro (inventor da ponte de safena), que recomendava aos seus doentes tomar dois copos de vinho tinto durante as refeições.
Angel A. Mendoza costuma citar um antigo adágio: "El bueno vino es leche de los ancianos". A confirmação desse adágio vem através do médico inglês Harry W. Paul, que na revista médica "British Medical Journal" (2002; 325:446) escreveu: "Teorias físico-químicas modernas demonstram que o conteúdo do vinho é comparável, em valor nutricional, ao do leite materno humano".

Suco de uva
Mendoza, na realidade, é um entusiasta do consumo de qualquer líquido extraído da uva, como o suco de uva, além do próprio vinho. E, também, da uva passa. Para o turismo de aventura, como esqui, alpinismo, mountain bike ou enduro, ele aconselha aos desportistas levar uva passa para consumo entre as refeições.
E, quanto ao suco de uva, o enólogo recomenda os produzidos no sul do Brasil, pela sua boa qualidade. Segundo ele, essa bebida, igualmente, faz tão bem à saúde quanto os vinhos.
(JULIO ABRAMCZYK)


Texto Anterior: Pacotes para Chile e Argentina
Próximo Texto: "Bodega" também serve churrasco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.