UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Às quartas, guris lotam "casas" de artistas

DA ENVIADA ESPECIAL

Mestres do porte de Picasso e Rodin têm seus respectivos museus em Paris para abrigar suas obras. Trata-se de um convite para a família que passa uma estada na capital francesa. São pequenos se comparados à suntuosidade do Louvre e ideais para levar filhos durante uma tarde, por exemplo.
Se coincidir de ser quarta-feira, dia da semana em que as escolas francesas fazem uma pausa para os alunos, o turista encontrará dezenas de petizes acompanhados de adultos, sejam pais ou monitores, que se encarregam de fazer passeios nesse dia livre.
O Museu Nacional Picasso (www.musee-picasso.fr), que fica em uma casa do século 17 (hôtel Salé) no bairro Marais, abriga mais de 200 quadros do artista, quase duas centenas de esculturas e mais de 3.000 desenhos.
Pais podem desafiar seus pimpolhos a observar as obras do pintor espanhol e indagar-lhes o que elas representam. Outra dica é perguntar que nome eles dariam a um quadro e se ele realmente retrata a realidade.
Prestar atenção nas linhas curvas e retas é outro desafio à gurizada, que se encanta com a ousada forma das mulheres retratadas pelo pintor catalão. No segundo domingo de cada mês (não é preciso fazer reserva) e nas quartas-feiras, após o meio-dia, o local propõe aos pequenos de seis a dez anos que eles descubram a arquitetura do edifício e as obras do artista, fazendo uma representação lúdica. Portanto não estranhe se vir crianças imitando estátuas no jardim dos fundos da casa.
O museu Rodin (www.musee-rodin.fr) reúne mais de 6.000 obras do escultor. Merece visita não só pela grandiosidade de seu trabalho mas também pela beleza da casa e do jardim. No dia 14 de janeiro, quarta-feira, às 10h30, para a faixa etária de cinco a sete anos, há uma visita de uma hora de duração na qual a educação do olhar passa por um jogo de mímica, pelo desenho de observação e por uma conversa com o monitor.
A história de Paris, de suas origens ao século 20, está reunida em outro museu de pequeno porte. O museu Carnavalet (www.paris.fr/musees/musee_carnavalet), também localizado no bairro Marais, é outro que oferece atividades para os pequenos, com uma hora e meia de duração.
Independentemente desse programa, pais e filhos podem apreciar maquetes que retratam a formação das cidades. (MZ)



Texto Anterior: Em museus, pais desafiam petizes com jogos
Próximo Texto: Mágica e celebridades atiçam curiosidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.