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São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

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PARIS PARA CRIANÇAS

Museus com história de bonecas, personalidades feitas de cera e ilusionismo assustam e instruem

Mágica e celebridades atiçam curiosidade

DA ENVIADA ESPECIAL A PARIS

Eles ganharam o rótulo de insólitos nos guias de turismo sobre Paris. Para a gurizada, esses museus têm sabor especial. O Grévin (www.grevin.com), criado por um jornalista no século 19, é um museu de cera com passagem obrigatória para pais e filhos.
A idéia original, na época, era dar "vida" a celebridades que viravam notícia no jornal "Le Gaulois". O escultor e humorista Alfred Grévin foi chamado e começou a criar personalidades. Confira personagens do mundo atual e finja dar a mão à bela atriz Catherine Deneuve, que está sentada à mesa. Pelé, trajando a roupa da seleção brasileira, também está lá.
O mais interessante do passeio é uma viagem pelo tempo, na qual o visitante volta retroativamente pela história francesa. Dá para se assustar ao passar pelas salas de tortura da Inquisição. As crianças acostumadas a fantasiar com fábulas em que princesas representam o supra-sumo da beleza conhecem um outro lado da história ao presenciar o que a realeza era capaz de fazer. As esculturas de personagens da Revolução Francesa estão bem representadas.
E não estranhe se, durante a visita, ao chegar perto de Hemingway, alguém, ao lado do escritor, o cumprimentar, dizendo: "Bon jour". Leva-se um susto na hora, mas descobre-se que não é um fantasma nem um boneco, mas um homem de carne e osso fingindo ser uma estátua de cera.
O museu da Boneca (Musée de la Poupée; www.museedelapoupeeparis.com) não é só para meninas. Localizado em uma rua sem saída, tem mais de 500 bonecas, que traçam a história desse brinquedo de 1800 a 2000. São quatro salas. A segunda, com modelos em porcelana de 1880 a 1920, traz a primeira boneca negra da França, segundo o museu.
Qual é a origem da mágica? Como o prestidigitador ilude o espectador? Para responder a essas perguntas, o museu da Curiosidade (Musée de la Curiosité; www.museedelamagie.com) revela cartazes antigos e narra o perigo ao qual estava exposto quem se atravesse a fazer mágicas na Idade Média. O charme da casa reside, no entanto, no espetáculo de cerca de 30 minutos, em que um mágico ludibria a platéia com seus truques de ilusionismo.
(MARIJÔ ZILVETI)



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