São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brancos preferem rúgbi a futebol

DO ENVIADO ESPECIAL

O país que será a sede da Copa do Mundo de 2010, não tem o futebol como o esporte número um de boa parcela da população. Melhor dizendo, não é a modalidade preferida dos brancos do país, mas, sim, dos negros. Na seara esportiva, o apartheid não acabou.
Para os brancos, o rúgbi é o que mais bem representa os sul-africanos no esporte. Os Springbox, como é apelidada a equipe de rúgbi da África do Sul, já foram campeões mundiais, sendo uma das grandes forças internacionais, ao lado da Nova Zelândia, da Austrália, da Inglaterra e da França. Com uma camisa verde com detalhes em amarelo, os Springbox movem multidões nas cidades sul-africanas. A torcida e os jogadores são majoritariamente brancos.
Durante o apartheid, nem havia negros nos estádios. Muitos deles, até hoje, dizem torcer contra a seleção de rúgbi, pois ela representaria o regime racista.
Já o futebol, por esse motivo, acabou se tornando o esporte preferido dos negros. A quase totalidade da seleção é composta por negros e "coloureds" (GC)


Texto Anterior: Divisão racial vai além de negro, mulato e branco
Próximo Texto: Da savana ao jardim: Conflitos étnicos marcaram história da África do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.